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Soja: China intensifica amostragem de cargas e aumenta atrasos nos portos

12 maio 2023, 14:13 - atualizado em 12 maio 2023, 14:13
Importações China
A China, que compra mais de 60% da soja embarcada no mundo, recebe principalmente a oleaginosa do Brasil e dos Estados Unidos (Imagem: REUTERS)

A China está aumentando significativamente as inspeções em cargas de soja importada, disseram três traders à Reuters na sexta-feira, prolongando os tempos de liberação já lentos e caros no maior comprador mundial de grãos.

A China introduziu no mês passado novos procedimentos na alfândega para desembarcar a soja, que já havia atrasado os tempos de desembaraço e aumentado os custos para os compradores da fonte de proteína mais comercializada do mundo.

Nos últimos dias, os portos também intensificaram a amostragem de cargas para verificar se há pragas e resíduos, disseram os comerciantes, o que aumentará ainda mais os custos e prejudicará a demanda.

“É um golpe duplo. Anteriormente, houve atrasos na obtenção de licenças de importação e, nos últimos dias, há verificações mais rigorosas nas cargas”, disse um trader de uma empresa de comércio internacional com sede em Cingapura.

A China, que compra mais de 60% da soja embarcada no mundo, recebe principalmente a oleaginosa do Brasil e dos Estados Unidos.

As verificações alfandegárias mais rigorosas ocorrem em um momento de ampla oferta global da oleaginosa, que é esmagada para produzir farelo de soja para ração animal e óleo.

Os tempos de liberação lentos nos portos chineses estão elevando os preços spot do farelo de soja, agravando as perdas recentes para os suinocultores na China, que criam metade dos porcos do mundo.

Os preços do farelo de soja na China saltaram perto de 14% desde o início de abril.

No principal porto para a soja da China, Rizhao, que movimentou mais de 10 milhões de toneladas no ano passado, todos os navios que chegaram nos últimos dois dias foram inspecionados, disseram dois comerciantes chineses com conhecimento da situação.

Anteriormente, apenas um em cada cinco navios seria amostrado, disse um dos comerciantes, acrescentando que leva até dez dias úteis antes que as cargas possam ser descarregadas após a inspeção.

Os comerciantes não quiseram ser identificados devido à sensibilidade do assunto.

Um funcionário do porto de Rizhao encaminhou a Reuters às autoridades alfandegárias da China. A alfândega da China não respondeu imediatamente a um fax pedindo comentários sobre o assunto.

Outros portos do país também intensificaram as inspeções de carga de soja nas últimas semanas, disseram um trader de Pequim e outro de Cingapura.

“Eles estão coletando muito mais amostras do que o normal e é isso que está causando atrasos”, disse um gerente de uma empresa de comércio internacional na China.

Não está claro por que as autoridades alfandegárias aumentaram as inspeções da soja. As amostras são verificadas quanto a resíduos de pesticidas, pragas de plantas e outros problemas fitossanitários.

Cerca de 30 navios transportando cerca de 1,8 milhão de toneladas de soja estão atualmente esperando em ancoradouros fora dos portos, disse o trader de Cingapura, incorrendo em custos crescentes de demurrage.

A sobreestadia, ou taxas pagas aos armadores por não descarregar a carga no prazo acordado, pode chegar a 20.000 dólares por dia para um navio panamax transportando 60.000 toneladas de soja.