BusinessTimes

SoftBank quer formar “aliança estratégica” entre Arm e Samsung

22 set 2022, 11:35 - atualizado em 22 set 2022, 11:35
SoftBank
“Gostaria de conversar com a Samsung sobre uma aliança estratégica com a Arm”, disse Son em comunicado (Imagem: REUTERS/Issei Kato)

O fundador e presidente-executivo do SoftBank, Masayoshi Son, disse nesta quinta-feira que planeja se reunir com a Samsung para discutir uma possível “aliança estratégica” entre a gigante de tecnologia sul-coreana e a designer de chips Arm.

“Gostaria de conversar com a Samsung sobre uma aliança estratégica com a Arm”, disse Son em comunicado.

A declaração vem após os comentários de Jay Y. Lee, vice-presidente da Samsung, à News1 de que Son “pode ​​fazer uma proposta” em uma visita prevista para o próximo mês. A Samsung não comentou a reportagem.

O SoftBank adquiriu a Arm, cuja tecnologia alimenta o iPhone, da Apple, e quase todos os outros smartphones, em 2016, por 32 bilhões de dólares.

Depois, um acordo para venda da Arm à Nvidia despertou a oposição da indústria e foi cancelado diante de obstáculos regulatórios, levando o SoftBank a desenhar planos para uma listagem da unidade nos Estados Unidos.

A visita ocorre em meio a especulações sobre a potencial formação de um consórcio industrial para investir na Arm e garantir sua neutralidade.

“Uma potencial proposta poderia ser que empresas interessadas em deter uma fatia da Arm consigam entrar em uma operação pré-IPO, a um preço mais baixo”, disse Lee Min-hee, analista da BNK Investment & Securities.

Uma aliança com a Arm pode ser estratégica para a Samsung, que é líder do mercado em chips de memória e investe pesadamente para tentar alcançar a TSMC em chips lógicos.

Outros possíveis pretendentes da Arm incluem a Intel, uma vez que o presidente-executivo da empresa, Pat Gelsinger, manifestou em fevereiro interesse em se juntar a um consórcio para comprar a designer de chips.

A SK Hynix, rival da Samsung, também manifestou interesse na Arm, de acordo com a agência de notícias Yonhap.

A Qualcomm, também citada como potencial investidora, está sendo processada pela Arm, que a acusa de quebrar acordos de licença e violação de marca.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!