BusinessTimes

Softbank perde US$ 13 bilhões em valor de mercado com queda de ações de tecnologia

09 set 2020, 11:18 - atualizado em 09 set 2020, 11:18
Softbank
O SoftBank, que tem um histórico de operações pouco claras com derivativos, não se pronunciou publicamente sobre o assunto (Imagem: REUTERS/Issei Kato)

As ações do SoftBank Group caíram quase 3% nesta quarta-feira, ampliando a queda desta semana que reduziu cerca de 13 bilhões de dólares de seu valor de mercado, com os investidores preocupados com a exposição do conglomerado à queda dos papéis de empresas de tecnologia dos Estados Unidos.

O movimento amplia o declínio das ações do SoftBank para 10% desde que fontes disseram à Reuters no final da semana passada que a empresa japonesa fez grandes apostas em derivativos de ações vinculados a empresas de tecnologia.

O presidente-executivo Masayoshi Son disse no mês passado que o SoftBank alocaria em ações o dinheiro de um programa de venda de ativos, mas as transações complexas causaram ansiedade entre os investidores de varejo em uma empresa já amplamente vista como pouco transparente, disseram analistas.

O grupo “precisa proteger a reputação de Masa, certificando-se de que não seja visto como um investidor gigante de curto prazo, o que garantiria um desconto muito maior”, escreveu Atul Goyal, analista da Jefferies, em nota, referindo-se ao valor de mercado do grupo ser inferior ao valor de seus ativos.

O SoftBank, que tem um histórico de operações pouco claras com derivativos, não se pronunciou publicamente sobre o assunto.

A aposta em opções de compra pelo grupo, além da compra de ações, que dá acesso a uma quantidade muito maior de ações no papel, é vista pelos analistas como um dos fatores que impulsionou a alta do mercado de ações de tecnologia dos EUA e sua subsequente venda.

“A ideia de que o setor de tecnologia está em uma bolha está ganhando força”, disse o analista Kirk Boodry, da Redex Research.

Dada a falta de clareza do grupo, a pressão para que venda suas participações deve continuar enquanto as ações de tecnologia dos EUA estão caindo, disse Boodry.

reuters@moneytimes.com.br