Sócios seguem taxados: JCP pode ser substituído por incentivo fiscal a empresas
Os JCP (Juros sobre Capital Próprio) podem ser substituídos por um modelo de incentivo fiscal a empresas, para investimentos próprios pelas companhias. Os sócios, porém, seguem sendo tributados, como propôs o governo originalmente.
A medida está sendo considerada pela Fazenda no projeto que acaba com incentivos para o JCP, enviado ao Congresso em agosto, informou a Reuters.
Uma mudança no JCP foi aventada pelo relator do PL dos fundos offshore, deputado Pedro Paulo, nesta terça (3), mas não houve tempo hábil para negociar a proposta dentro do escopo do texto, e o tema acabou ficando de fora desta votação para ser analisado em outro texto no futuro.
Segundo consta, o JCP pode ser substituído pelo ACE (Allowance for Corporate Equity), que é usado em outros países. Com isso, o incentivo é feito para que as empresas usem recursos para investimentos próprios.
É possível, ainda, que o modelo considere apenas o aumento patrimonial ano a ano, e não o patrimônio líquido total da empresa.
- AS 5 AÇÕES PARA LUCRAR COM DIVIDENDOS EM OUTUBRO: O analista Ruy Hungria, da Empiricus Research, revela as 5 ações para investir e lucrar com dividendos no mês de outubro, clique aqui e descubra quais são no Giro do Mercado.