Internacional

Sociais-democratas superam Verdes e se aproximam de conservadores alemães antes de eleição

18 ago 2021, 10:07 - atualizado em 18 ago 2021, 10:07
Olaf Scholz
O SPD, cujo candidato a chanceler, Olaf Scholz, lidera as taxas de popularidade, subiu dois pontos e chegou a 21% (Imagem: Facebook/Olaf Scholz)

O Partido Social-Democrata (SPD) alemão, de centro-esquerda, superou os Verdes e está diminuindo a distância dos conservadores da chanceler Angela Merkel a menos de seis semanas de uma eleição federal, indicou uma pesquisa de opinião nesta quarta-feira.

O apoio ao bloco conservador liderado por Armin Laschet, visto por muitos como o favorito para a sucessão de Merkel após a votação de 26 de setembro, recuou desde o fim de junho, quando oscilava entre 28% e 30%.

A pesquisa mais recente do instituto Forsa mostrou os conservadores com 23%, a mesma cifra da semana passada. O SPD, cujo candidato a chanceler, Olaf Scholz, lidera as taxas de popularidade, subiu dois pontos e chegou a 21%.

A menor distância entre os dois partidos desde março de 2017 abre várias opções de coalizão. A situação mais provável até algumas semanas atrás, uma aliança entre conservadores e Verdes, agora parece menos viável.

Liderados pela candidata a chanceler Annalena Baerbock, os Verdes caíram um ponto e aparecem com 19%.

A tomada do Afeganistão pelo Taliban tem pouco impacto nas intenções de voto, mas a Alemanha teve o segundo maior contingente militar naquele país, só atrás do norte-americano, e está tentando retirar pessoas.

Depois de comandar a maior economia da Europa durante 16 anos, Merkel deixará o cargo após a eleição. Seu bloco, composto pela União Democrata-Cristã (CDU) e pela União Social-Cristã da Baviera (CSU), parece não ter o mesmo apelo eleitoral da chanceler.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar