Sobe ou cai? Para onde vai o Ibovespa esta semana, segundo banco; veja resistências e suportes
Após acumular queda de 1,61% na primeira semana de 2024, o Ibovespa (IBOV) se encontra com tendência indefinida para os próximos dias, de acordo com análise técnica do BB Investimentos.
Alguns fatores pesam para o desempenho fraco do índice no início do ano, como:
- a sazonalidade, com o primeiro mês sendo caracteristicamente menos líquido para o mercado;
- a direção mista dos indicadores; e
- a proximidade de pontos relevantes de suporte e resistência – que, segundo o banco, caso sejam rompidos, darão sinais mais claros da direção no curtíssimo prazo.
O BB afirma que os osciladores, conhecidos por antecipar tendências, apontam venda para a bolsa, mas rastreadores de tendência, mais “atrasados”, ainda indicam compra.
“Notamos uma proximidade da cotação atual à média móvel exponencial de 20 dias (MME20), indicador que tem atuado como um termômetro para definição de regimes de alta e baixa do índice”, aponta a análise técnica.
AS 10 MELHORES AÇÕES PARA INVESTIR EM JANEIRO: Analista revela as oportunidades da carteira da Empiricus Research neste mês. É só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado para conferir quais papéis comprar agora:
Nesta segunda-feira (8), o Ibovespa registra leve avanço, rompendo a primeira resistência levantada pelo BB, em 132.200 pontos. Acima disso, o índice pode buscar os próximos alvos, em 137.800 e 142.800.
Já os suportes ficam em 130.800, 128.200 e 125.000 pontos, tendo como base o fechamento da última sexta-feira (5).