BusinessTimes

Snapchat lança chatbot de inteligência artificial com traços de ‘alucinações’; entenda

27 fev 2023, 17:17 - atualizado em 27 fev 2023, 17:17
Snapchat
O chatbot, chamado “My AI”, estará disponível para assinantes premium do Snapchat+, conforme o comunicado da empresa (Imagem: Pixabay/rswebsols)

A empresa por trás do aplicativo Snapchat, Snap, anunciou nesta segunda-feira (27) que está lançando um chatbot de inteligência artificial (IA) desenvolvido com a tecnologia ChatGPT da OpenAI.

O chatbot, chamado “My AI”, estará disponível para assinantes premium do Snapchat+, conforme o comunicado da empresa.

“Hoje, estamos começando a lançar o My AI para os assinantes do Snapchat+ nos EUA — seu ajudante pessoal de IA localizado diretamente no seu bate-papo. Converse ou apenas escreva um haicai sobre sua melhor amiga!”, diz comunicado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IA propensa a alucinações; “não compartilhe nenhum segredo”

O anúncio afirma que o chatbot do Snapchat pode “recomendar ideias de presentes de aniversário, planejar uma caminhada para um fim de semana prolongado, sugerir uma receita para o jantar” entre outras funções.

A empresa comenta antecipadamente sobre algumas possíveis falhas que o chatbot possa apresentar aos usuários. Conforme coloca, assim como todos chatbots, o MyAI é “propenso a alucinações”.

“Como acontece com todos os chatbots com IA, o My AI é propenso a alucinações e pode ser levado a dizer qualquer coisa. Esteja ciente de suas muitas deficiências e desculpe antecipadamente!”, diz comunicado.

As conversas com o My AI serão armazenadas e poderão ser revisadas para melhorar a experiência do produto, ressalta a empresa.

“Por favor, não compartilhe nenhum segredo com o My AI e não confie nele para obter conselhos”, diz.

A Snap ressalta que, embora o chatbot seja projetado para evitar informações tendenciosas, incorretas, prejudiciais ou enganosas, podem ocorrer erros. 

Nestes casos, a empresa recomenda que o usuário relate os erros pressionando e segurando qualquer mensagem do My AI para enviar feedback. “Estamos ansiosos para ouvir sobre sua experiência com o My AI”, finaliza.