Small caps que pode saltar 157% e os melhores dividendos para maio; veja 5 destaques em Comprar ou Vender
Após um mês de abril sofrido para os ativos de risco, os bancos, corretoras e casas de análises calibram suas respectivas carteiras recomendadas de investimentos para maio.
Segundo o analista da Empiricus Research, Ruy Hungria, abril foi um mês “muito difícil para o mercado de maneira geral”. “Várias questões negativas, tanto internas quanto externas, e principalmente as preocupações com inflação e com as dinâmicas de corte de juros nos EUA podem afetar a dinâmica aqui no Brasil também”, disse o analista no programa Giro do Mercado de sexta-feira (3).
Em maio, o mercado começou o mês mais otimista, com os investidores repercutindo as falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Na quarta-feira (1º), a autoridade monetária manteve a taxa de juros entre 5,25% e 5,50%.
- 10 ações para investir neste mês: veja a carteira recomendada da analista Larissa Quaresma, baixando este relatório gratuito.
Ao contrário do previsto, o tom de Powell foi menos cauteloso. Ele não deixou de alertar para a inflação alta e relembrou a meta do Fed de levar os preços para o patamar de 2%, mas não descartou cortes ainda este ano.
Além disso, a temporada de balanços segue a todo o vapor. Na semana, Isa Cteep (TRPL4), Gerdau (GGBR4) e diversas outras companhias divulgaram resultados e Petrobras (PETR4) abriu para o mercado sua produção de petróleo e gás.
Veja as indicações dos especialistas a seguir e outros destaques da editoria Comprar ou Vender do Money Times na semana:
5º – Cteep (TRPL4): O que fazer com ação após resultados do 1T24?
A Isa Cteep (TRPL4) reportou uma alta de 33,7% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2024, em relação ao mesmo período do ano passo. O montante foi de R$ 409 milhões.
Apesar do consenso reunido pela Bloomberg indicar que o número está abaixo do esperado, a XP Investimentos indica que a cifra superou as suas expectativas, devido ao Ebitda e equivalência patrimonial acima do esperado, parcialmente compensados por despesas financeiras líquidas acima do esperado.
Confira a matéria completa aqui.
- Os balanços do 1T24 já estão sendo publicados: receba em primeira mão a análise dos profissionais da Empiricus Research e saiba quais ações comprar neste momento. É totalmente gratuito – basta clicar aqui.
4º – Small caps com potencial de alta de 157%: Veja as indicações da Órama para maio
A Órama Investimentos incluiu as ações da CSU Digital (CSUD3) em sua carteira recomendada de small caps para maio. Com isso, o BDR do Inter (INBR32) deixa o portfólio.
O analista Phil Soares, que assina o relatório, explica que a CSU tem demonstrado crescimento expressivo, que deve se refletir nos números ao longo dos próximos trimestres. Além disso, pontua que a companhia tem boa lucratividade, aliada a um bom pagamento de dividendos.
Confira a matéria completa aqui.
3º – Dividendos: Estas 5 ações são ideais para lucrar em maio, vê Ágora; confira portfólio
A Ágora Investimentos não realizou nenhuma alteração para a sua carteira de dividendos de maio. Segundo a corretora, a composição continua adequada para atravessar o novo mês.
A expectativa de retorno médio via dividendos é de 8,2%para 2024 (medido pelo dividend yield médio da carteira).
Confira a matéria completa aqui.
2º – Ibovespa: Quem aproveitar janela, pode carregar retorno de 14%, vê Inter
O Ibovespa (IBOV) se abateu nas últimas semanas após uma tormenta de notícias nada favoráveis à renda variável. Primeiro, dados nos Estados Unidos dão a entender que os juros por lá permanecerão altos por mais tempo.
O tão esperado corte das taxas, antes projetado para junho, passou para setembro. E com pessimismo a solta, há quem diga que a tesoura de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, não será usada, sequer, neste ano. Isso, por si só, foi suficiente para tirar o sono de muitos investidores.
Confira a matéria completa aqui.
1º – Dividendos da Petrobras (PETR4): Quantos bilhões vão cair no bolso após produção do 1T24
A Petrobras (PETR4) abriu para o mercado a sua produção de petróleo e gás do primeiro trimestre de 2024. Os números, em si, não surpreenderam. A estatal viu a sua produção total subir 3,7%, a 2,7 milhões de barris por dia. Apesar disso, houve queda de 5,4% em relação ao quarto trimestre.
Para os analistas, o recuo em relação ao trimestre passado é natural, visto que a demanda é sazonalmente menor. Além disso, houve atividades de manutenção programada nas plataformas.
Confira a matéria completa aqui.