Carteira Recomendada

Small caps: 10 analistas apontam as ações mais indicadas para lucrar em novembro

08 nov 2024, 11:40 - atualizado em 08 nov 2024, 11:40
small-caps-2
O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 10 instituições. Para novembro, foram indicadas 88 small caps. (Imagem: Getty Images Signature/Canva Pro)

Quatro ações estão no topo das indicações de small caps para lucrar no mês de novembro, de acordo com levantamento realizado pelo Money Times com 10 carteiras de bancos, corretoras e casas de análise.

A Marcopolo (POMO4), preferida dos meses de setembro e outubro, se manteve como queridinha dos acionistas, mas ganhou a companhia de Vivara (VIVA3), Orizon (ORVR3) e Copasa (CSMG3). Todas receberam indicações de quatro analistas.

Para o BTG Pactual, há uma perspectiva otimista em relação aos resultados da Marcopolo (POMO4). Segundo analistas, o bom momento de curto prazo se deve a recuperação na indústria de ônibus, ajudada por tarifas aéreas mais altas; o bom cenário para o fornecimento de componentes; melhores resultados em operações internacionais; e maiores volumes do programa Caminho da Escola.

O BTG vê a empresa cada vez mais posicionada para novas oportunidades, como fortalecer o posicionamento B2B, acelerar a transformação tecnológica, melhorar a eficiência e se beneficiar do crescente mercado de ônibus elétricos. “Vemos a POMO sendo negociada a um valuation atrativo de 6x o P/L estimado para 2025”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom momento para Vivara (VIVA3), Orizon (ORVR3) e Copasa (CSMG3)

Líder no varejo especializado em joias e relógios no Brasil, a Vivara (VIVA3) tem sua tese sustentada por duas marcas, segundo a Ágora Investimentos. Os analistas destacam que a diversificação da operação com as marcas “Vivara” e “Life” é capaz de atender a um vasto público consumidor. 

“Em termos fundamentais, lembramos que as operações da Vivara são capazes de render resultados muito melhores do que qualquer outro concorrente em nosso universo de cobertura de vestuário e estilo de vida”, dizem. 

Os analistas da Ágora esperam aumento de 21% nas vendas líquidas da Vivara no 3T24, além de crescimento da margem Ebitda em 1,10 ponto percentual. “Acreditamos que as ações da VIVA3 estão mal precificadas, com boa assimetria positiva que deve se materializar a partir do crescimento dos lucros”, finalizam.

A respeito da Orizon (ORVR3), a XP Investimentos destaca o desempenho positivo no mês de outubro e nova parceria firmada para a exploração de biometano, que pode tornar a empresa pioneira nesse mercado. Com isso, a Orizon reforça o compromisso com a extensão dos seus negócios.

Para os analistas, a Companhia também pode se beneficiar da demanda legal e ambiental para o fechamento de lixões existentes no entorno das áreas de seus Ecoparques existentes. 

“Também acreditamos que há oportunidades relevantes de criação de valor em seus negócios correlatos, como fertilizantes verdes, UTE e processamento de resíduos. Finalmente, vemos uma TIR (Taxa Interna de Retorno) real de 14,6% ou 7,8x EV/EBITDA (Valor da Empresa dividido pelo EBITDA) para ORVR3”, diz a XP.

Por fim, em relação a Copasa (CSMG3), a alta previsibilidade dos fluxos de caixa e o reajuste com base na inflação permite uma estabilidade na gestão de resultados da Empresa, segundo analistas da Toro Investimentos

O Safra também recomenda a compra da empresa, destacando iniciativas de redução de custos e maiores volumes, que geraram melhores resultados. “Além disso, vemos suas ações negociando a um valuation atrativo (TIR real de 10%) e acreditamos que a empresa poderia distribuir dividendos extraordinários, considerando sua estrutura com baixa alavancagem financeira (Dívida Líquida/Ebitda de 1,2x)”, afirma.

Veja as Small Caps mais recomendadas para novembro:

Empresa Ticker Recomendações
Marcopolo POMO4 4
Vivara VIVA3 4
Orizon ORVR3 4
Copasa CSMG3 4
Banrisul BRSR6 3

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas divulgadas por 10 instituições. Para novembro, foram indicadas 88 small caps.

O levantamento foi elaborado com as carteiras de Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Genial Investimentos, Itaú BBA, Nova Futura, Safra, Terra Investimentos, Toro Investimentos e XP Investimentos.