Política

Pesquisa em apuros: Caos orçamentário do CNPq será debatido hoje na Câmara

28 ago 2019, 8:28 - atualizado em 28 ago 2019, 8:37
CNPq anunciou a suspensão de 4,5 mil de bolsas, diz Luiza Erundina (Imagem: Facebook)

As Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Educação debatem nesta manhã a situação orçamentária do CNPq. O debate atende a requerimentos apresentados por diversos parlamentares.

A deputada Luiza Erundina (PSol-SP) lembra que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou a suspensão de 4,5 mil bolsas para estudantes de graduação e pós-graduação.

A deputada explica ainda que foi noticiado que o secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Lima Jr., afirmou que os critérios de concessão de bolsas de pós-graduação deverão ser agora baseados Índice de Desenvolvimento Humano do município onde se sedia o curso; nota de curso, teor da pesquisa e área prioritária.

“Como se trata de um tema delicado e de interesse central para o desenvolvimento do País e da sociedade brasileira, e como o próprio governo já afirmou que deverá conversar com reitores, antecipamos e ampliamos esse urgente debate com demais setores interessados na preservação da educação e da pesquisa”, diz a deputada.

Foram convidados, entre outros:
o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini;
o secretário-executivo do Ministério da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys;
o presidente do CNPq, João Luiz Filgueiras de Azevedo;
a diretora de Programas e Bolsas no País da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Zena Martins; e
o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira.

A audiência será realizada às 9h30, no plenário 13, e será interativa pela internet.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.