Economia

Sites de compra que emitem boletos para pagamento chegam a 75% no país

23 ago 2018, 17:38 - atualizado em 23 ago 2018, 17:38
Cada vez mais compras pelo e-commerce são pagas por meio de boletos (Arquivo/Agência Brasil)

De acordo com a Pagos, em uma versão responsiva dos boletos, é possível copiar os dados para pagamento no aplicativo do banco do comprador e depois pagar em qualquer caixa eletrônico. Se os terminais de autoatendimento utilizados tiverem o leitor de código de barras com a tecnologia para a leitura da tela do celular, basta girar o telefone para visualizar e escanear o código. O cliente também pode imprimi-lo no formato convencional.

Ainda segundo a Pagos, a melhora na experiência de pagamento do boleto em smartphones e tablets é fundamental para converter mais vendas, independentemente do tipo de comprador que escolha esse método. Por isso, segundo o diretor, é essencial que os lojistas online se preparem para esse cenário e adaptem suas lojas para oferecer a seus consumidores não só uma excelente experiência de navegação, mas também a melhor experiência de pagamento, independentemente do método de pagamento escolhido.

“Apesar de o boleto bancário ser antigo, ele foi muito bem feito porque é um instrumento aceito universalmente em todos os bancos. Então, o boleto se tornou acessível àqueles que não têm conta bancária, e portanto ainda hoje ele é indispensável em qualquer transação eletrônica para aqueles que não têm cartão de débito ou crédito como opção para fazer compra no e-commerce. Por mais que se use a tecnologia online, em tempo real, o boleto continua sendo compensado no dia seguinte. É estranho, mas é a única forma que a gente vê ainda para incluir essas pessoas que não estão bancarizadas”, disse Ogata.

Vantagens

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, o boleto acaba sendo uma nova forma de pagamento, sendo uma das vantagens que o consumidor vê nas compras pela internet e sendo também interessante tanto para quem compra quanto para quem vende. “Do lado de quem recebe é bom porque cai na conta naquele mesmo dia. Se a empresa aceita cartão de crédito tem que pagar uma tarifa e as vezes demora para aquele valor cair na conta”.

Para Marcela, quem paga tem mais motivos para aderir a essa vantagem. “O primeiro é que muitas empresas dão descontos para pagamentos com boleto, justamente porque recebem o dinheiro antes. A segunda questão é porque no boleto eu preciso me forçar a pensar se vou conseguir pagar esse boleto, se tenho dinheiro na conta. Forçar o consumidor a ter essa consciência é muito importante, porque evita que ele fique com o cartão atrasado e tenha algum tipo de problema”, disse Marcela.

A terceira questão, segundo a economista, é que quando se coloca a compra no cartão de crédito, passa-se o valor e já fornece o número do cartão e a compra é feita naquele momento. Com o boleto é diferente porque depois da emissão há um prazo maior para pagar. “Isso pode ser importante para o consumidor ter um tempo para pensar também. Quando estamos em um site de compras ativamos uma parte do cérebro que é a mais impulsiva, portanto decidimos comprar muito mais por impulso do que por necessidade. Tendo um tempo para pensar pode-se racionalizar a compra e até desistir dela”.

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