CryptoTimes

Site Bitcoin.org aparenta ter sido hackeado e pede por doações em bitcoin

23 set 2021, 8:01 - atualizado em 23 set 2021, 8:01
Bitcoin.org
Mensagem que aparecia na página inicial do site Bitcoin.org chamou a atenção por ser semelhante à de outros esquemas de doação cripto (Imagem: Crypto Times)

Bitcoin.org, o site de recursos educacionais de bitcoin (BTC) mais antigo, aparenta ter sido hackeado, pois promoveu distribuições de bitcoin duvidosas.

Os usuários começaram a perceber a situação e compartilhar no Twitter, na manhã desta quinta-feira (23), que, na página inicial da Bitcoin.org, havia uma mensagem do tipo pop-up, pedindo que usuários enviassem bitcoin a um endereço específico, prometendo a eles o dobro em retorno.

Esse método é semelhante ao de esquemas de doação cripto que eram muito comuns no Twitter, geralmente iniciados por impostores de contas que exercem influência no mundo cripto, incluindo de Vitalik Buterin e Elon Musk.

Acima, a mensagem que aparecia no site Bitcoin.org, pedindo doações em bitcoin e prometendo o dobro em retorno (Imagem: The Block)

Além disso, todas as outras páginas do site Bitcoin.org não estavam funcionando, pois a página inicial não permitia clicar em qualquer outra página do site, como a que contém a versão em formato PDF do whitepaper do Bitcoin.

O endereço direto para o whitepaper do Bitcoin no site também mostrava um aviso de “404 Not Found”, o qual aparece quando o endereço do site não é encontrado.

Em uma resposta no Twitter a Matt Corallo, contribuidor da Bitcoin Core, o site de registro de domínio na internet Namecheap disse que desabilitou temporariamente o domínio Bitcoin.org, tornando-o inacessível por um período.

O endereço que aparece na mensagem do tipo pop-up chegou a receber 0,4 bitcoin (cerca de US$ 17 mil), mas ainda não se sabe se é de alguma vítima que acreditou no anúncio.

As operações do site parecem ter retornado à normalidade, visto que a mensagem duvidosa na página inicial não aparece mais.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar