Eleições 2022

Sistema que emite e regulariza título de eleitor registra recorde de atendimentos

03 maio 2022, 16:08 - atualizado em 03 maio 2022, 16:09
Eleição
Título Net registra mais de 381 mil solicitações na segunda-feira (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atingiu recorde, na segunda-feira (02), de atendimentos em um único dia ao Título Net — sistema destinado à solicitação de alistamentos eleitorais, transferências de domicílio e revisão de dados cadastrais.

Segundo números divulgados pelo próprio TSE, foram mais de 381 mil solicitações, valor 15% maior que o recorde anterior.

Somados aos mais de 303 mil requerimentos de alistamento eleitorais (RAEs) feitos pelo sistema Elo da Justiça Eleitoral também na segunda-feira, foram mais de 685 mil atendimentos a eleitoras e eleitores, anunciou o Tribunal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleições 2022

As Eleições Gerais de 2022 acontecem no dia 2 de outubro, e o prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor acaba amanhã, quarta-feira, 4 de maio.

A fim de priorizar os atendimentos do Título Net e do sistema Elo até o fim do prazo para pendências eleitorais, alguns sistemas e serviços — como e-Título — estão fora do ar até dia 5.

O voto é obrigatório para pessoas de 18 a 69 anos, e facultativo para pessoas analfabetas e jovens com 16 e 17 anos, segundo a Justiça Eleitoral. Para quem completa 70 até o dia 2, o voto também passa a ser facultativo.

Título de eleitor

Emitir o título

Para tirar o título de eleitor ou emitir uma segunda via, é preciso apresentar um documento oficial de identidade com foto, além da documentação que comprove a situação eleitoral (no caso de uma segunda via).

O procedimento é realizado no site tse.jus.br, na aba “Tire seu título”, onde é possível iniciar o atendimento à distância. Já para obter a segunda via, é preciso se dirigir a uma unidade de atendimento da zona eleitoral e apresentar um documento oficial com foto.

Regularizar o título

Para conseguir quitação eleitoral, é preciso ter o voto em dia, ter justificado as ausências e atendido às convocações da Justiça Eleitoral ou ter pagado as multas aplicadas.

Transferir o título

O serviço de transferência de título para uma nova zona eleitoral é realizado no site do Título Net. Para iniciar o atendimento à distância, é preciso ter um documento com foto digitalizado, além de uma selfie com o documento do lado do rosto.

Para conferir o passo a passo dos processos, acesse a matéria completa.