Greve

Sindicatos franceses convocam greves ferroviárias para 6 de julho

24 jun 2022, 10:40 - atualizado em 24 jun 2022, 10:40
Petróleo
Trabalhadores das refinarias de petróleo francesas da TotalEnergies estão em greve nesta sexta-feira (Imagem: REUTERS/Vasily Fedosenko)

Os sindicatos franceses Sud Rail, CGT e CFDT emitiram nesta sexta-feira uma convocação conjunta para uma greve nacional do sistema ferroviário em 6 de julho, dizendo que querem aumentos salariais em meio à alta da inflação.

“Junto com os trabalhadores na França e na Europa, os ferroviários são fortemente atingidos pela inflação explosiva, precisamos agir para obter aumentos salariais”, disseram os sindicatos em comunicado conjunto.

Os trabalhadores ferroviários estão se juntando a um número crescente de funcionários em setores que vão de petróleo a aeroportos, transporte aéreo e caminhões pedindo aumentos salariais para compensar a elevação do custo de vida e greves para apoiar suas demandas.

A agitação social coloca mais pressão sobre o presidente da França, Emmanuel Macron, e seu governo no meio de uma crise política, depois que ele e seu partido de centro perderam a maioria absoluta no Parlamento nas eleições de domingo passado. Seus oponentes até agora descartaram qualquer forma de coalizão ou pacto com seu partido.

Trabalhadores das refinarias de petróleo francesas da TotalEnergies estão em greve nesta sexta-feira.

A empresa disse que tomou medidas para garantir que sua rede de postos de gasolina e seus clientes sejam suficientemente abastecidos ao longo do fim de semana.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!