Sinalização do Fed sobre juros nos EUA em 2024, atividade econômica na China e Europa e outras notícias que mexem com seus investimentos hoje
Declarar vitória antes da hora é, no mínimo, arriscado. Quem acompanhou o último Brasileirão sabe bem disso.
Mas não é só no mundo dos esportes que o jogo só termina quando o árbitro trila pela última vez seu apito. O ex-presidente norte-americano George W. Bush que o diga.
Em maio de 2003, menos de dois meses depois de ordenar a invasão do Iraque com base em alegações fraudulentas de que o país mantinha um arsenal de armas de destruição em massa, Bush fez o discurso da “missão cumprida”.
Duas décadas depois, observando como as repercussões da invasão do Iraque agravaram ainda mais a crise no Oriente Médio, nem é preciso explicar por que a “missão cumprida” de Bush virou meme.
Há quem aprenda com os erros — próprios ou alheios. Jerome Powell e os demais dirigentes do Fed fazem parte desse grupo. O banco central norte-americano tem se recusado a declarar vitória antecipada sobre a inflação.
Acontece que os investidores resolveram declarar vitória pelo Fed. A maior parte do mercado acredita que a autoridade monetária vá começar a cortar os juros já em março. Essa leitura está por trás dos rali de ativos de risco no fim de 2023 e ainda é majoritária no mercado.
No entanto, o Fed parece não ter planos de cair na tentação de declarar vitória antes da hora. O banco central norte-americano divulgou na quarta-feira a ata de sua mais recente reunião sem dar pistas claras sobre os próximos passos de sua política monetária.
Isso azedou o clima em Nova York, onde as bolsas fecharam em queda ontem.
Por aqui, o bom desempenho das ações ligadas a commodities manteve o Ibovespa no azul.
Agora, em meio à agenda fraca deste início de ano, os investidores estão de olho nos números do mercado de trabalho nos Estados Unidos previstos para hoje e amanhã.
Enquanto isso, dados positivos de atividade econômica na China e na Europa animam os mercados internacionais na manhã desta quinta-feira.
Para ficar por dentro de todos os lances desse jogo, acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.
Onde investir em 2024
Mantendo a tradição de todo início de ano, o Seu Dinheiro já começou a publicar a série de reportagens sobre onde investir em 2024.
O destaque de hoje é o Tesouro Direto.
A repórter Julia Wiltgen explica em detalhes quais as maneiras mais rentáveis de emprestar seu dinheiro para o governo no ano que acaba de começar.
É conferir ou correr o risco de deixar dinheiro na mesa.
- Este artigo foi publicado primeiramente no “Seu Dinheiro na sua manhã”. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
RANKING DAS VACAS LEITEIRAS
Petrobras (PETR3; PETR4) é a maior pagadora de dividendos de 2023; veja quais foram as demais campeãs de proventos do ano passado. No Ibovespa, a estatal liderou o ranking de proventos e também ficou entre as maiores altas do ano; veja quem mais encheu os bolsos dos acionistas em 2023.
PROJEÇÕES
Banco do Brasil, Bradesco, Nubank, Inter… que bancos se saíram melhor no 4º trimestre de 2023? O BTG responde. Com base em dados de outubro divulgados hoje pelo Banco Central, analistas do BTG projetam os resultados dos bancos para o 4T23 e elegem os campeões.
TIJOLO POR TIJOLO
Fundo imobiliário com 135 mil cotistas na B3 fecha compra de participação em prédio AAA na região da Faria Lima. VBI Prime Properties (PVBI11) anunciou a compra de 36% do Edifício Vera Cruz II, no segundo negócio do fundo imobiliário em menos de um mês.
BOLO E VELAS
Bitcoin (BTC) comemora 15 anos com uma queda de quase 10% — e isso é um presente para você, investidor. O primeiro bloco do BTC, também chamado de bloco gênesis, foi ao ar neste mesmo ano em 2009, um ano após a maior crise financeira do planeta desde aquela em 1929.
DESDOBRAMENTO
Banco do Brasil (BBAS3) marca assembleia para aprovar operação que tornará preço da ação mais acessível. O banco fará assembleia no dia 2 de fevereiro para aprovar desdobramento. Após a operação, a cotação das ações vai cair pela metade.
IMBRÓGLIO NA EX-ESTATAL
A decisão de Alexandre de Moraes: STF dá 48h para juízes explicarem suspensão de assembleia da Eletrobras sobre incorporação de Furnas. AGE que decidiria sobre incorporação havia sido convocada para 29 de dezembro, mas foi suspensa por tribunais a pedido da Associação dos Empregados de Furnas.
CRISE NO VIZINHO
A inflação da Argentina deve superar os 200% em 2023 com previsão do governo de que os preços em dezembro subam “cerca de” 30%. Medidas do presidente da Argentina, Javier Milei, tomadas poucos dias após a posse em dezembro, ainda não foram contabilizadas em muitas previsões.
Uma boa quinta-feira para você!