Siderúrgicas da China pedem investigação sobre salto no preço do minério de ferro
Produtores de aço da China pediram a reguladores que investiguem um recente salto nos preços do minério de ferro e enfrentem eventuais irregularidades no mercado, disse um grupo do setor nesta sexta-feira.
Os futuros do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian avançaram pela quinta semana consecutiva e chegaram a disparar quase 10% na sexta-feira, superando 1.000 iuanes por tonelada pela primeira vez na história.
Enquanto a demanda por aço aumentou na China com a recuperação econômica da crise do coronavírus, a associação do setor e operadores de mercado dizem que há sinais de que especuladores estão entrando no jogo e alimentando o rali.
“Os preços em disparada do minério de ferro se desviaram dos fundamentos de oferta e demanda, superando amplamente as expectativas das siderúrgicas, e há sinais óbvios de especulação”, disse a Associação de Ferro e Aço da China (CISA) em um comunicado.
As siderúrgicas pedem uma forte repressão a qualquer possível violação de regras e regulamentações.
A entidade também disse que o atual mecanismo de precificação do minério de ferro falhou. Para o grupo, o forte aumento de preços prejudica a performance econômica da China após a pandemia.
“As perdas no setor de aço devem aumentar. Não é bom para a estabilidade da cadeia da indústria e da cadeia de suprimentos e enfraquecerá seriamente a competitividade internacional da manufatura chinesa”, disse a associação.