Shows da Taylor Swift: Comprar ingresso de cambista é crime? Entenda os riscos
Em São Paulo, o Procon chegou a notificar a empresa organizadora do evento, a Times For Fun (SHOW3), pelo rápido esgotamento dos ingressos e a ação de cambistas. Tanto nas vendas pelo site oficial quanto pelas bilheterias presenciais foi constatado o esgotamento em minutos.
Em nota enviada à imprensa, o diretor de atendimento e orientação do Procon-SP, Rodrigo Tritapepe, orienta que é essencial que os fãs registrem as reclamações no site do órgão porque elas geram as notificações para que as empresas expliquem seus procedimentos.
Com a grande repercussão, foram anunciadas duas datas extra de shows no país. Uma em 19 de novembro, no Rio de Janeiro, e a outra em São Paulo, em 24 de novembro. As datas anunciadas previamente são em 18 de novembro no Rio; 25 e 26 de novembro em São Paulo.
- Petrobras (PETR4) fecha em queda de 2,36%: Por que o mercado não gostou da gasolina mais barata? É hora de vender? Clique aqui e assista ao Giro do Mercado de hoje (16) e saiba o que você deve fazer com a ação. Inscreva-se aqui e não perca.
Cambistas
Os cambitas são aqueles que adquirem diversos ingressos, de uma só vez, em razão da alta demanda do determinado evento, como o show da Taylor Swift. Então, revendem esses ingressos por um valor acima no original, chegando a ser até três vezes mais caro.
A prática é tipificada como crime, conforme disposto no artigo 2º, IX, da Lei nº 1.521/51, que trata sobre os crimes contra a economia popular. A pena para esses casos varia entre seis e dois anos de prisão e multa.
Comprar ingressos com cambistas não é considerado crime. No entanto, é necessário de atentar aos riscos de golpes, como a possibilidade de o ingresso ser falso, de ser cancelado pelo emitente oficial e de até mesmo ser vendido mais de uma vez.
Caso o consumidor sofra um golpe ao adquirir ingresso de um cambista, não há responsabilidade legal por parte da organização do evento. Além disso, para realizar um boletim de ocorrência contra o cambista é necessário ter informações sobre este, como nome, contato, CPF, entre outros.