Shopping Osasco: Veja vídeos e fotos de desabamento de teto
Parte do teto do Osasco Plaza Shopping, localizado na Grande São Paulo, desabou na tarde desta quarta-feira (8).
Segundo o Corpo de Bombeiros, a laje, onde fica o estacionamento, desabou sobre a praça de alimentação. Com isso, carros também caíram após o teto ceder.
- Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O momento da queda foi registrado por um cliente do shopping que estava no local. No vídeo, é possível ver o teto soltando um pó branco e, posteriormente, desabar. Confira abaixo:
O momento exato que o teto do Osasco Plaza desaba. Não sei quem é o autor do vídeo. #Osasco #osascoplazashopping pic.twitter.com/OVyna8rd51
— Fabio Dorneles (@fabdorneles) March 8, 2023
Osasco Plaza Shopping agora ? pic.twitter.com/pHYQ46P8TE
— doug (@macedodouglas13) March 8, 2023
DESABAMENTO DO TETO DO OSASCO PLAZA SHOPPING #plazashopping pic.twitter.com/ZIeEmJB6HA
— Luaanahhh (@Luanaah03) March 8, 2023
Foram enviadas oito viaturas ao local, mas ninguém ficou feriado. A prefeitura de Osasco emitiu uma nota à imprensa confirmando que cassou o alvará de funcionamento do empreendimento e interditou o imóvel por tempo indeterminado.
Shopping Osasco é marcado por tragédia
A história do Osasco Plaza Shopping é marcada por uma outra tragédia. Em junho de 1996, uma explosão provocada por um vazamento de gás no subsolo da praça de alimentação matou 42 pessoas e deixou mais de 300 feridos.
O shopping foi inaugurado em abril de 1995.
Segundo reportagens publicadas na época, a justiça de São Paulo condenou os donos do shopping, a B7 Participações, pela tragédia. Porém, os condenados foram absolvidos anos depois por falta de provas.
Já em 2015, o shopping registrou outro incidente. Parte do forro de uma loja desabou em decorrência de fortes chuvas. Ninguém ficou ferido.
Shopping pertence à fundo imobiliário
Segundo reportagem do Seu Dinheiro, o fundo imobiliário BTG Pactual Shoppings (BPML11) adquiriu uma participação de 39,6% no shopping em 2019.
A fatia pertencia à BR Malls, que fez fusão no ano passado com a Aliansce Sonae (ALSO3).
Shopping da Aliansce Sonae pega fogo no Maranhão
Ontem à tarde, foi a vez do Rio Anil Shopping, em São Luís, capital do Maranhão, ser palco de uma tragédia. Um incêndio no cinema do shopping matou duas jovens e deixou pelo menos 13 pessoas feridas.
Ao G1 do Maranhão, o Corpo de Bombeiros disse que o teto do cinema da rede Cinesystem passava por manutenção durante a exibição de filmes.
O Rio Anil foi inaugurado em 2010 e faz parte do portfólio da Aliansce Sonae. Em contato com o Money Times, a administração do shopping disse que está em seu “mais absoluto empenho em cuidar das pessoas atingidas e oferecer a assistência necessária às suas famílias”.
Por meio da assessoria de imprensa, o shopping respondeu que “toda a equipe está profundamente consternada com o ocorrido” e segue com “o compromisso de dar a melhor assistência possível a essas pessoas”. O Rio Anil acrescentou que abriu um procedimento interno para analisar o caso com todo rigor.
Já a rede Cinesystem publicou nota na noite desta quarta-feira na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) manifestando pesar pela tragédia e que a origem do incêndio está sendo apurada. A empresa disse ainda que está acompanhando as investigações.
A rede de cinemas disse ainda estar prestando toda a assistência necessária às vítimas e aos familiares.
* Com Flávya Pereira