Shopee ou Shein? iFood ou Rappi? Uber ou 99? Veja quais marcas ganham mais dinheiro da Geração Z
Um estudo realizado pela NG.CASH mostrou quais as preferências de consumo da Geração Z entre as marcas. Com a participação de mais de 1 milhão de jovens entre 14 e 24 anos, os segmentos analisados foram e-commerce, streaming, delivery, transportes, games e live.
Além disso, a pesquisa analisou ainda que a Geração Z está cada vez mais monetizada. Conforme a NG.CASH, este grupo de pessoas recebeu 12% a mais no primeiro trimestre de 2023 (1T23), em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a plataforma financeira, as principais fontes de ganhos vieram por empreendimentos pessoais, redes sociais, investimentos e ajudantes de venda.
- CONHEÇA A LIVE GIRO DO MERCADO: De segunda a sexta às 12h, estamos AO VIVO no canal do YouTube do Money Times, trazendo as notícias mais quentes do dia e insights valiosos para seus investimentos. Esperamos você!
Marcas
No ramo do comércio eletrônico, os maiores gastos prevalecem em gigantes do mercado. Com a porcentagem mais alta da lista está a Shopee, em 30%, seguida por Mercado Livre (MELI34), com 25%. Amazon (AMZO34), Shein e AliExpress obtiveram as marcas de 22%, 14% e 9%, respectivamente.
Entre as plataformas de vídeo e streaming, Netflix (NFLX34) saiu disparado na frente, em 62%, enquanto Amazon Prime atingiu 23%. HBO Max e Disney Plus receberam 12% e 8%, respectivamente.
Já no segmento de live, Spotify levou a melhor com 35%, seguido pelo YouTube, com 32% e pela Twitch, com 14%. TikTok e Discord representaram os gatos de 9% da Geração Z.
No delivery, o domínio é do iFood, representando aproximadamente 91% dos gastos, seguido pelo Rappi, com apenas 9%. Os gastos com transportes também foram expressivos, enquanto Uber atingiu 68% dos gatos, a 99 ficou atrás com 30%.
Por fim, o segmento que representa os maiores gastos entre os usuários da plataforma é o de games. A marca que atingiu o maior valor gasto foi PlayStation, com 28%, em segundo e terceiro lugar estão o Roblox e o Xbox, que alcançaram 24%. Free Fire e Riot Games marcaram 19% e 4%, respectivamente.
A NG também apurou que, entre as formas de pagamento, há uma preferência pela utilização do PIX, ao invés de outros métodos como cartão e boleto. No primeiro trimestre de 2023 (1T23), o formato correspondeu a 49% das transações totais feitas dentro do aplicativo.