E-commerce

Shopee não quer ficar de fora e protocola pedido de adesão ao Remessa Conforme; Shein e AliExpress já estão dentro

15 set 2023, 8:38 - atualizado em 15 set 2023, 8:38
Shopee
Shopee protocolou o perdido de adesão ao programa Remessa Conforme (Imagem: Shutterstock/Sergei Elagin)

Após AliExpress e Shein terem suas certificações e estarem oficialmente inseridas no Remessa Conforme, foi a vez da Shopee protocolar seu pedido de adesão, na noite de quinta-feira (14).

Em nota, o e-commerce disse que o objetivo é “oferecer ainda mais transparência aos consumidores que compram de vendedores internacionais no marketplace”. No entanto, destacou compromisso com o empreendedorismo local.

Segundo a Shopee, mais de 85% das vendas na plataforma são de lojistas nacionais. “Vamos seguir apoiando o empreendedorismo no Brasil. Queremos contribuir com o desenvolvimento do ecossistema no país”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Shopee não terá mais taxação?

O Remessa Conforme, programa não obrigatório do governo que procura reduzir a quantidade de fraudes fiscais, passou a vigorar em 1º de agosto e prevê a isenção do imposto de importação para remessas de até US$ 50 vindas de fora do país, com a cobrança de 17% de alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Vale destacar que apenas empresas que aderirem ao programa têm direito à isenção do Imposto de Importação. Segundo a Receita, a oficialização da habilitação das empresas no programa ocorre mediante publicação de ato declaratório no Diário Oficial da União (DOU).

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.