BusinessTimes

Shopee e Procon-SP chegam a acordo após enxurrada de queixas

23 dez 2021, 18:22 - atualizado em 23 dez 2021, 18:23
Shopee
A Shopee passará a atuar respeitando o Código de Defesa do Consumidor, disse o Procon-SP (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

A empresa de e-commerce Shopee e o Procon-SP chegaram a um entendimento sobre novas práticas de atendimento e reembolso de clientes insatisfeitos, além de terem criado um processo para a retirada de anúncios considerados ilícitos.

O compromisso voluntário, assinado no dia 22, vem após uma enxurrada de 1,2 mil reclamações feitas no órgão neste segundo semestre de 2021.

O acordo determina que consumidores que se arrependerem, que não receberem o produto ou que receberem o produto com defeito sejam reembolsados através do programa “Garantia Shopee”, oferecido gratuitamente pela empresa.

“A assinatura deste termo de acordo demonstra interesse e disposição por parte da Shopee, que passará a atuar respeitando o Código de Defesa do Consumidor. O Procon-SP exigiu a venda com nota fiscal, proibiu a venda de produtos falsificados e contrabandeados, além de determinar que, no caso de não entrega dentro do prazo, o reembolso seja imediato”, explica o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez.

“A Shopee está empenhada em fornecer uma experiência de compra online segura e confiável para os brasileiros, sejam consumidores, pequenas empresas ou grandes marcas. Esperamos construir uma parceria produtiva com o Procon, focada em nossos objetivos comuns, a fim de manter um ecossistema seguro e acessível para todos”, afirma Luciana Hachmann, responsável por Relações Governamentais da Shopee Brasil.