Shein que se cuide: Mais uma chinesa quer dominar o mercado
A ByteDance, controladora do TikTok, está expandindo suas ofertas no comércio online, em busca de se posicionar diante de nomes como Shein e Amazon. Para isso, o aplicativo de vídeos curtos é a estratégico para a companhia.
Conforme informações do Financial Times, usuários da plataforma no Reino Unido passaram a visualizar um recurso de compras chamado “Trendy Beat”. Neste, são oferecidos produtos que se popularizaram devido aos conteúdos produzidos e compartilhados no TikTok.
“Estamos sempre explorando novas maneiras de aprimorar a experiência de nossa comunidade e estamos nas etapas iniciais de experimentação de novos recursos de compras”, disse a empresa ao periódico.
Todos os produtos comercializados vem da China, vendidos por uma empresa registrada em Cingapura que pertence à ByteDance, informou o Financial Times, com base em legais e pessoas a par das operações.
- O Banco Central jogou um balde de água fria em quem esperava sinais de corte na Selic nas próximas reuniões. E agora? Assista ao Giro do Mercado de hoje (22) clicando aqui e saiba o que fazer com os seus investimentos. Inscreva-se no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
“Project S” para bater Shein e outros e-commerces
A principal diferença do “Trendy Beat” que está sendo testado pelo TikTok e do já existente marketplace “TikTok Shop” é que, neste segundo, outros fornecedores podem oferecer produtos, sendo assim, a ByteDance recebe apenas uma comissão.
De acordo com seis pessoas a par das deliberações internas e ouvidas pelo jornal, a estratégia para começar a vender produtos próprios é conhecido internamente como “Project S”.
Com o novo recurso, conforme informou o Financial Times, o novo recurso daria à ByteDance todos os lucros.
Ainda conforme as fontes, a ByteDance está construindo uma unidade de comércio online para desafiar grupos como a Shein e o aplicativo Temu, também conhecido pelos produtos baratos e com forte presença nas redes sociais.
Para isso, a ByteDance utiliza o conhecimento sobre itens que se tornam virais na plataforma e os produza por conta própria. Dessa maneira, conforme o jornal, a empresa busca replicar o sucesso das rivais se inserindo no processo de fornecimento e venda.