Mercados

Sexta ‘sangrenta’: índices de NY fecham em forte queda, com falas de Powell abrindo saldão de ações

26 ago 2022, 17:46 - atualizado em 26 ago 2022, 17:46
NYSE Wall Street
Bolsas de NY fecharam dia com fortes perdas, com investidores assimilando mensagem de Powell (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

Os índices acionários de Nova York fecharam a sexta-feira (26) com fortes perdas, à medida que investidores assimilam a amarga mensagem de presidente do Fed.

Ao fim do pregão, o Dow Jones recuou 3,04%, o S&P 500 caiu 3,37% e o Nasdaq perdeu 3,94%.

Com os resultados do dia, os três principais índices acionários terminam a semana com perdas maiores que 4%, deixando para trás qualquer resquício do rali de verão que tomava conta das bolsas semanas atrás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Fed não vai parar o aperto até que a inflação caia

O discurso relâmpago de Jerome Powell não foi de maneira alguma uma novidade, mas isso não significa que a realidade seja menos dura para os mercados. Do evento de hoje, ficam duas mensagens principais: a possibilidade cada vez mais concreta de uma elevação de 0,75 p.p na reunião de setembro e a persistência de um juro alto ao longo de 2023.

As duas mensagens precipitaram um verdadeiro saldão (ou, se preferir, um sell-of) durante a tarde, com investidores reduzindo suas posições em diversos setores. Os mais afetados, como era de se esperar, são consumo e tecnologia. 

Apple (AAPL), Netflix (NFLX) e Amazon (AMZN) foram alguns dos papéis que superaram perdas acima de 4% no pregão do dia.

O discurso de Powell também catapultou o quarto aumento semanal consecutivo no rendimento das Treasuries. Tanto os títulos de 2 anos, quanto os de 10 anos consolidam rendimentos acima de 3%, uma faixa atrativa o suficiente para causar danos ao desempenho dos mercados acionários.

Para a próxima semana, investidores monitoram mais indicadores sobre o mercado de trabalho e o estado da economia.

🤳 Siga o Money Times no Instagram! 🤳

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.