Setor de turismo sente maior procura por viagens com o progresso da vacinação no país
Com a vacinação, a procura por viagens tem aumentado. De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Distrito Federal (Abav-DF), a expectativa é de aumento de até 40% em deslocamentos em julho em comparação ao mês anterior. Com a população se vacinando, as pessoas estão se sentindo mais confiantes em planejar suas viagens.
A agência de viagens CVC aponta que, dentre os principais destinos procurados, há cidades do Nordeste, como Maceió, Natal, João Pessoa, Aracaju, Salvador, Porto de Galinhas e Porto Seguro. A cidade do Rio de Janeiro também é uma das mais procuradas. Já no exterior a procura é grande por viagens para Buenos Aires, Cancún e Punta Cana.
Houve também o crescimento de viagens de jatos executivos durante a pandemia. Com a redução das ofertas de voos durante a pandemia, os de poder aquisitivo alto partiram para a possibilidade de um serviço de transporte mais personalizado.
O táxi aéreo ganhou força. De acordo com a Wendling, dentre os que usam esse tipo de serviço, 60% são para viagens executivas e 40% para lazer. Já há empresas que tentam popularizar esse tipo de transporte para alcançar mais e mais clientes.
Para os que ainda não têm poder financeiro para voar em jatos executivos, os voos comerciais já voam com frequência regular. É possível comprar passagens para Aracaju, por exemplo, sem problemas, mas é preciso seguir as normas sanitárias vigentes das companhias aéreas.
Nos Estados Unidos, um voo até chegou a ser cancelado após 30 adolescentes se recusarem a usar máscaras, estragando as férias de todos a bordo.
Devido às restrições internacionais ainda vigentes, muitos estão focando nas viagens domésticas. De acordo com pesquisa do Hotels.com, mais da metade dos brasileiros pensa em viajar somente dentro do país. O Brasil apresenta cenários diversos, e nada como morar em um país com paisagens abundantes para explorá-lo.
Em poucas horas de voo, o brasileiro consegue chegar a lugares de natureza exuberante e cidades com características próprias.
Também ganharam força as viagens de carro ou ônibus para perto de casa. Com trabalho e estudo remoto, muitas famílias optaram por unir o útil ao agradável e levar a rotina para outro lugar.
Muitos têm optado por pegar a estrada e ficar mais perto da natureza, seja no interior ou no litoral. Com o isolamento social ainda em voga, é preciso programar viagens em que todos se sintam seguros, e não é preciso ir muito longe para ter férias divertidas e relaxantes.