Setor de shopping espera vender 5% mais no Dia das Crianças
Por Arena do Pavini – Pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) revela que os shoppings estão otimistas em relação às vendas para o Dia das Crianças e esperam uma alta de 5%, em relação ao mesmo período do ano passado. A categoria que irá alavancar as vendas será a de brinquedos, seguida por vestuário e calçados. Para atrair as famílias e crianças, os shoppings investem em atrações infantis, como teatros e musicais. A aposta para celebração da data se concentra nos Cinemas e Praças de Alimentação.
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O crescimento esperado para o Dia das Crianças está abaixo do de agosto, quando as vendas em shopping centers cresceram 8,6% em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo a Abrasce. Impulsionado pelo Dia dos Pais e liquidações, o resultado superou o desempenho de lojas de rua, que fecharam o mês com índice de 7,8%. Em julho, as vendas haviam crescido 1,1%.
Impulsionado pelo Dia dos Pais, o setor registrou desempenho superior ao mercado. Segundo Glauco Humai, presidente da Abrasce, o resultado deve-se ao movimento de inovações apresentadas pelos shoppings. “Temos visto grandes movimentos dos empreendimentos quanto a novas operações, desde espaços de vendas multicanais até serviços de delivery” afirma.
Entre os segmentos, o destaque do mês ficou por conta das lojas de vestuário, que cresceram 13,25%, seguidas por perfumaria, produtos para o lar, telefonia, e artigos diversos.
O mês de agosto também ganhou destaque pelos resultados de vacância nos shoppings, que atingiu o menor nível de 2018, fechando em 4,5%. Este resultado é consequência do crescimento dos shoppings brasileiros e dos novos modelos de lojas que passaram a migrar para os shoppings. “Reforço sempre que os shoppings não são mais apenas centro de compras, passaram a ser espaços de conveniência e conveniência com uma oferta de mix e serviços cada vez mais abrangente”, afirma Humai. Reflexo desta tendência são os índices de vacância que se mantém estáveis ou em queda, diz.
No acumulado do ano, de janeiro a agosto, as vendas somam alta de 3,83%, em comparação ao mesmo período do ano passado. E, apesar das incertezas no ambiente político do país, a curto prazo, o setor está otimista com as importantes datas do varejo que se aproximam. “Estamos a um mês da Black Friday e a dois meses do Natal, importantes datas de movimentação do comércio”, afirma Humai. “O setor tem acumulado um desempenho de crescimento em torno de 4%, o que nos deixa otimistas e confiantes em fechar dentro do previsto, com alta entre 5% e 6%”, acrescenta.
Contratação de Temporários
Segundo pesquisa da Abrasce, os shoppings brasileiros têm expectativa de crescimento de 5% de contratações temporárias em 2018, em comparação a 2017, e o segmento de vestuário é o que oferecerá maior número de vagas.
A expectativa é que, a partir da primeira quinzena de novembro, os shoppings já comecem a perceber essa movimentação e, para incentivar esse tipo de contratação, os empreendimentos façam ações, como manter bancos de currículos e divulgar vagas abertas dos lojistas no site dos centros de compras.