Internacional

Setor de serviços dos EUA tem crescimento sólido em setembro, mostra ISM

05 out 2022, 11:19 - atualizado em 05 out 2022, 11:19
Federal Reserve
A economia está desacelerando à medida que o Federal Reserve aperta agressivamente a política monetária para conter a inflação (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O setor de serviços dos Estados Unidos desacelerou modestamente em setembro, enquanto o emprego aumentou e uma medida dos preços pagos pelas empresas por insumos caiu para mínima em mais de um ano e meio, sugerindo força da economia apesar do aumento da taxa de juros.

O Instituto de Gestão de Fornecimento disse nesta quarta-feira que seu PMI não manufatureiro baixou para uma leitura de 56,7 no mês passado, de 56,9 em agosto. Economistas consultados pela Reuters projetavam leitura de 56,0.

Uma leitura acima de 50 indica expansão no setor de serviços, que responde por mais de dois terços da atividade econômica dos Estados Unidos.

A economia está desacelerando à medida que o Federal Reserve aperta agressivamente a política monetária para conter a inflação.

O banco central dos EUA elevou sua taxa de juros de perto de zero no início deste ano para a faixa atual de 3,00% a 3,25%, e no mês passado sinalizou que mais aumentos grandes estavam a caminho este ano.

Os custo de empréstimos mais elevados estão pesando no mercado imobiliário e começando a pressionar a indústria. O ISM informou na segunda-feira que seu PMI de manufatura caiu em setembro para a leitura mais baixa desde maio de 2020.

A atividade de serviços está sendo apoiada por uma mudança nos gastos, deixando a compra de bens de lado, embora a demanda de serviços esteja começando a diminuir.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!