Economia

Setor de serviços cresce 0,9% em setembro e atinge maior patamar histórico

11 nov 2022, 9:13 - atualizado em 11 nov 2022, 9:13
Serviços
De acordo com o IBGE, o volume de serviços registra o quinto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,9%. (Imagem: Pixabay/HutchRock)

O volume de serviços avançou 0,9% em setembro ante agosto, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (11).

Já em relação a setembro de 2021, o setor avançou 9,7%. De acordo com o IBGE, o volume de serviços registra o quinto resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,9%.

Com isso, o setor de serviços alcança o novo recorde histórico, superando novembro de 2014, que agora está 0,7% abaixo de setembro de 2022. O volume de serviços está 11,8% acima de fevereiro de 2020, o patamar pré-pandemia.

No acumulado do ano, o volume de serviços subiu 8,6%.

Na passagem de agosto para setembro, três das cinco atividades pesquisadas registraram alta. Os destaques foram para informação e comunicação (2,0%), que registrou o terceiro resultado positivo seguido, com ganho acumulado de 4,1%.

As demais expansões vieram dos serviços prestados às famílias (1,0%) e dos profissionais, administrativos e complementares (0,2%).

Em sentido oposto, os transportes (-0,1%) e os outros serviços (-0,3%) exerceram as influências negativas de setembro. O primeiro interrompeu uma sequência de quatro taxas positivas e o segundo devolveu uma pequena parte do avanço 7,7% verificado em agosto.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora o nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.