Setor de moda aumenta número de vendas no e-commerce brasileiro
Se no passado as vendas de roupas online eram tímidas por conta da falta de confiança que clientes tinham com as plataformas, ou o medo de errar na escolha do tamanho das peças, agora, com o isolamento social, houve uma explosão nas compras online que impactou positivamente a maioria dos setores de e-commerce.
Essa mudança significativa não aconteceu apenas no Brasil, mas, sim, no mundo todo. Mas será que depois de um ano do início da pandemia o cenário se mantém positivo para o setor de moda?
A resposta é “sim”, como mostra a edição de abril do Relatório e-commerce no Brasil, realizado pela Conversion, consultoria de performance e SEO.
A partir da análise de 15 categorias de consumo em 217 e-commerces nacionais, o estudo apresenta um panorama dos maiores destaques da indústria e do comércio no Brasil. No total, o e-commerce no país registrou um crescimento de 40%, chegando a 20,61 bilhões de acessos nos sites desde o início da pandemia.
Para o setor de moda, os números também são bastante otimistas. A categoria atingiu a marca de 1,51 bilhão de acessos no e-commerce nos últimos 12 meses e cresceu 52% do ano passado para cá. Os resultados indicam um aumento de 10% na comparação mês a mês e 63,18% ano a ano.
Há um interesse muito grande dos consumidores no mercado de roupas e acessórios. As buscas pelas empresas do setor foram feitas 36,4% por tráfego direto, quando o acesso ao site é feito sem passar por outros canais, e 23,4% por tráfego orgânico, quando o acesso ao site é feito através de um mecanismo de buscas.
Isso mostra que há uma procura muito grande na categoria, que vai desde blusas femininas básicas a peças mais exclusivas.
Acontece que a variedade de opções junto da facilidade que as vendas online proporcionam estão conquistando cada vez mais aqueles que têm preguiça, ou não têm tempo, de visitar inúmeras lojas para encontrar o que desejam.
Uma das facilidades que a compra online proporciona é a possibilidade de serem feitas tanto em um celular, quanto em um computador.
Segundo dados da Similarweb, o celular está na frente deste ranking: 76% das compras de roupas e acessórios foram feitas pelo celular, enquanto apenas 24% foram feitas em computador.
As expectativas para os próximos anos são bastante positivas. Atualmente, o setor de moda registra uma tendência de crescimento de 36,6% de um ano para o outro. E você, já aderiu às compras ou vendas de roupas online?