BusinessTimes

Setor aéreo: rentabilidade da Azul e da Gol vai melhorar com redução do preço do querosene

16 dez 2019, 15:55 - atualizado em 16 dez 2019, 15:55
Azul Setor Aéreo
Na avaliação da Ágora, a Azul e a Gol já são competitivas e têm presença sólida no setor aéreo brasileiro (Imagem: Reuters/Leonardo Benassatto)

A redução do preço do querosene de aviação em até 20% pelo Governo Federal no curto prazo deve melhorar a rentabilidade das empresas Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4), afirmou a Guide Investimentos.

A medida busca baixar os valores das passagens aéreas, de acordo com o Estadão. Dentre as propostas está o fim da cobrança de cerca de 2,3% do PIS/Cofins e do monopólio da Petrobras (PETR4) na venda do produto.

Paralelamente, o governo quer atrair empresas do setor como forma de estimular a concorrência, tendo mapeado 40 companhias aéreas que poderiam iniciar suas operações no Brasil.

Na avaliação da Ágora Investimentos, tais empresas, principalmente de baixo custo, estão mais interessadas em fazer rotas internacionais do que em competir no mercado doméstico brasileiro. De acordo com os analistas Victor Mizusaki e Flávia Meireles, a Azul e a Gol já são competitivas e têm presença sólida na região.