BusinessTimes

Sete anos sem o camaleão do rock: Relembre quando David Bowie marcou o mercado financeiro

13 jan 2023, 10:10 - atualizado em 13 jan 2023, 10:10
David Bowie
David Bowie deixou o seu legado, e é lembrado até os dias de hoje pela sua mutabilidade musical (Imagem: Divulgação Facebook David Bowie)

Parece que foi ontem, mas no começo da semana completaram sete anos desde a morte do artista inglês David Bowie. O eterno rei dos duendes lutou contra um câncer no fígado por 18 meses, e faleceu aos 69 anos, no dia 10 de janeiro de 2016.

O camaleão do rock deixou o seu legado, e é lembrado até os dias de hoje pela sua mutabilidade musical, que permeava diversos estilos, e daí que vem o apelido. Contudo, David Robert Jones – como foi batizado realmente – não revolucionou apenas o cenário musical, mas também o mercado financeiro.

Bowie: Empreendedor do século 21

O movimento aconteceu em 1997, quando David Bowie transformou os direitos autorais de suas obras em um tipo de investimento: o de títulos, com o “Bowie Bonds“.

Mr. Bowie conseguiu levantar US$ 55 milhões dos investidores, lançando títulos que seriam garantidos pela sua arte. O astro do rock levantou o dinheiro para recuperar o direito de algumas de suas músicas, que pertenciam ainda ao seu ex-empresário, o que conseguiu fazer com êxito.

O blackstar prometeu como retorno aos investidores a renda futura dos direitos autorais de 25 álbuns, cujas obras foram lançadas entre 1969 e 1990, totalizando 287 canções. Os investidores ganhariam um bônus com vencimento em dez anos, em uma taxa de juro anual de 7,9%.

O bancário que participou da transação ao lado de Bowie, David Pullman, afirmou ser a primeira vez que um músico vendeu a propriedade intelectual de suas composições através de títulos. A sacada inspirou outros artistas, como o grupo de heavy metal Iron Maiden, James Brown e Rod Stewart.

David Bowie foi taxado de “empreendedor do século 21” pelo The New York Times, que evidenciou, além desta operação, outros feitos do roqueiro nesse sentido. No ano seguinte (1998), Bowie criou seu próprio provedor de internet, o Bowienet.

De filha, para pai

Em homenagem ao pai, Lexi Jones, filha de Bowie, compartilhou em seu Instagram um vídeo e uma foto ao lado do roqueiro, quando ela era ainda uma criança.

No vídeo, Jones toca teclado ao lado de Bowie. Na legenda, a filha do astro escreveu: “Há 7 anos atrás. Eu sinto sua falta”. Jones é filha da viúva de Bowie, Iman Abdulmajid, com quem dividiu a vida desde 1992.


*Com The New York Times e G1

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.