Mercados

Serviços e indústria nos EUA sentem inflação e ‘juros altos’ em pior dado desde maio de 2020

23 ago 2022, 13:05 - atualizado em 23 ago 2022, 13:05
Emprego Servicos EUA
PMI composto tem pior resultado desde maio de 2020 (Imagem: REUTERS/Brian Snyder)

O índice de serviços dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que agrega as atividades dos setores industrial e de serviços, caiu a 45,0 em julho, de 47,5 em julho, de acordo com a leitura divulgada nesta terça-feira (23) pelo S&P Global.

Esta é a maior taxa de queda experimentada pelo indicador composto desde maio de 2020 e reforça a perspectiva de recessão para a maior economia do mundo.

A queda do PMI composto foi mais sensível à piora do setor de serviços, que teve o quinto declínio consecutivo, chegando aos 44,1 pontos na leitura final de agosto. Já o setor industrial, apesar de ter registrado desaceleração, ainda permanece aos 51,3 pontos, o que indica, tecnicamente, um território expansionista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia começa sentir fraqueza na demanda

No relatório publicado, a economista sênior da S&P Sian Jones atrela o resultado de agosto a uma piora na demanda de clientes, que responde por sua vez, a fatores como escassez de materiais, atrasos nas entregas, juros altos e pressões inflacionárias ainda elevadas.

O relatório ressalta também que a demanda mais fraca e um menor número de pedidos levou a uma menor taxa de contratação no último mês. A avaliação corrobora a mais intensa desaceleração do mercado de trabalho desde o início do ano.

Despontando como uma das únicas boas notícias, o relatório aponta uma terceira redução consecutiva dos custos de produção. O movimento é indício de que o aumento dos preços pode estar finalmente relaxando, após forte escalada na primeira metade do ano.

Índices de NY operam com grande volatilidade, na esteira de PMIs

A fraca atividade registrada pelos PMIs de agosto, aliado à queda na venda de novos imóveis em julho, contribui para a volatilidade do pregão desta terça-feira e acrescenta mais nervosismo aos investidores que não deixam de olhar para o simpósio de Jackson Hole na sexta-feira.

Por volta das 12h30, S&P 500 e Dow Jones estão no vermelho, com o primeiro perdendo 0,03% e o segundo 0,34%. Já o Nasdaq opera em alta de 0,19%.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.