Serviços e empresas cripto sofrem problemas de sincronização após atualização da Ethereum
Berlin, a atualização mais recente da rede Ethereum, foi ao ar na manhã desta quinta-feira (15). Porém, um problema na sincronização parece ter atrapalhado inúmeras empresas e serviços que dependem de um cliente específico de software da Ethereum, incluindo a corretora Coinbase (COIN).
O cliente em questão é OpenEthereum (OE), anteriormente mantido pela Parity. Desenvolvedores tanto do OpenEthereum como a equipe principal de desenvolvimento da rede estão trabalhando em um ajuste, segundo uma declaração da fornecedora de serviços de dados Etherscan.
“A equipe do OpenEthereum e os desenvolvedores principais estão cientes dos problemas de sincronização do cliente OE e estão trabalhando no diagnóstico e no ajuste”, disse Etherscan em seu site.
O problema de sincronização surgiu no bloco 12.244.294, logo após Berlin ir ao ar no bloco 12.244.000, segundo a Etherescan.
It appears that there is a consensus error at block 12244294. And as far as we know it only affects Openethereum Nodes, the core devs are diagnosing the root cause.
— Etherscan.io (@etherscan) April 15, 2021
Enquanto isso, grandes serviços que parecem ter sido impactados pelo problema de sincronização publicaram declarações sobre possíveis falhas levando em conta a situação.
“Desativamos saques de ETH e ERC-20 enquanto investigamos um possível problema com a recente atualização da rede. Recebimentos também ficarão atrasados”, afirmou a Coinbase.
Ledger afirmou que o saldo de seus usuários no aplicativo Ledger Live não pode ser atualizado por conta do problema com a atualização Berlin e novas transações não poderão ser visualizadas.
Serviços de outras empresas, incluindo BitGo e Coin Metrics, também foram impactados.
Em um tuíte, a equipe da Gnosis afirmou que “o aplicativo da rede principal Gnosis Safe pode passar por alguns problemas relacionados à bifurcação drástica de hoje da Ethereum”. Gnosis realiza a manutenção do cliente OpenEthereum desde que a Parity parou de trabalhar nele em 2019.
Important: The Gnosis Safe mainnet app may experience some issues related to today's Ethereum hardfork.
We are currently investigating.
Further announcements will be shared soon using this Twitter account.
— Gnosis Safe (@gnosisSafe) April 15, 2021
Berlin é a quinta atualização de rede na história da Ethereum, após Istanbul, de dezembro de 2019. O foco principal da Berlin é reduzir taxas de gás e permitir novos tipos de transação.
The OpenEthereum issue has been resolved: https://t.co/dgb0StkPcE.
Thank you @mhswende, @sorpaas, @nethermindeth, @turbogeth, @go_ethereum and the developers and community for the support that made this fix possible in an incredibly short time period.
— OpenEthereum (@OpenEthereumOrg) April 15, 2021
A equipe do OpenEthereum afirmou ter identificado e ajustado o problema, segundo um tuíte.
We are testing the fix at https://t.co/FZQyAM1Dfn . Thank you @OpenEthereumOrg ?
— Etherscan.io (@etherscan) April 15, 2021
Já Etherscan disse estar testando a correção, apesar de seu site informar uma mensagem de erro de sincronização: