Serviço Postal dos EUA sugere sistema de votação baseado em blockchain
Na semana passada, o Escritório Americano de Marcas e Patentes (USPTO) publicou um pedido de patente — enviado anteriormente em 7 de fevereiro — do Serviço Postal dos Estados Unidos (USPS) que destaca a possibilidade de sistemas de votação on-line que poderia ser apoiados e assegurados pela tecnologia blockchain.
Em uma possível implementação, o eleitor receberia uma cédula de papel com um código legível. Então, o eleitor poderia escanear o código com um dispositivo eletrônico e realizar o voto digitalmente.
Esse sistema separaria a identificação do eleitor do voto para manter a anonimidade e os votos seriam armazenados no blockchain.
Segundo o Decrypt, apesar da pandemia da COVID-19, o presidente Donald Trump é contra a ideia de votações on-line, afirmando que há riscos de fraude.
Assim, esse pedido de patente evidencia que o USPS vê o potencial em um sistema de votação on-line em blockchain. Porém, muitos elementos e opções listados demonstram que a agência não parece estar pronta para trazer essa ideia à tona.
“A sociedade ainda não está pronta para o ‘big bang’, disse Ray Chow-Toun, CEO da plataforma domino.vote. “As pessoas não estão preparadas para obter esse nível de transparência e democracia no governo.”