Serviço de reconhecimento de endereços blockchain da Ethereum amplia suporte
A Ethereum Name Service (ENS) adicionou suporte para os nomes de domínios mais tradicionais, para que o usuário possa, por exemplo, enviar ether (ETH) para “example.com”, não somente para “example.eth”.
A ENS é um protocolo aberto que associa nomes de domínios com endereços da rede Ethereum. Várias carteiras da Ethereum já integraram esse recurso, o que possibilita o uso de endereços legíveis, ao invés dos endereços alfanuméricos complexos da rede.
A ENS foi criada com o objetivo de facilitar a transação de ether de uma conta a outra.
Até o momento, a ENS somente tinha suporte para endereços “.eth”. Os usuários podiam usar seus nomes do domínio “.eth” para criar sites, mas eles não podiam conectá-los com sites do domínio “.com” preexistentes.
Agora, o serviço conta com o suporte para a maioria dos nomes do sistema de domínio de nomes (DNS, na sigla em inglês), incluindo “.com”, “.org.” e “.io”. Isso significa que o usuário pode utilizar um site que já tem, conectá-lo com seu endereço na Ethereum e configurá-lo na ENS.
A partir disso, qualquer criptomoeda enviada ao seu site com domínio “.com”, por exemplo, será enviada ao seu endereço na Ethereum.
Ao usar a ENS, nomes com domínio “.com” serão distintos de nomes do domínio “.eth” – o que significa que os fundos enviados a “exemplo.com” não irão para o endereço da Ethereum associado com “exemplo.eth”.
A ENS cobra pelos nomes que usam “.eth”, para prevenir a apropriação indevida de nomes de domínio.
A ENS não cobra taxas para integrar nomes de novos domínios, mas isso envolve a realização de uma transação complexa na Ethereum, o que pode custar algumas centenas de dólares em ether, nos preços atuais.
Plataformas que suportam ENS incluem as carteiras cripto da Coinbase e da Rainbow, as extensões de navegador MetaMask e Brave, e as aplicações da Uniswap e da Etherscan.