Serviço da Ethereum que facilita o reconhecimento de endereços cripto teve seu auge em junho
De acordo com o explorador de blocos Etherscan, a Ethereum Name Service (ENS) ganhou considerável aprovação, com 10,7 mil novos endereços criados durante o mês de junho.
ENS é um sistema descentralizado que possibilita aos usuários associar, de modo seguro, seus endereços da rede Ethereum com nomes legíveis, como, por exemplo, “example.eth”.
É semelhante ao modo como usamos e-mails para nos comunicarmos ou nomes de domínios de sites, ao invés de endereços de IP. O propósito da ENS é facilitar a transação de ether (ETH) e de outros tokens com base na Ethereum.
A publicação no blog do Etherscan explica que somente rastreia endereços que atendam certas condições (que os endereços tenham configurados tanto os ajustes de resolução de avanço como os de reversão), portanto os dados não incluem todos os nomes na Ethereum.
No entanto, a publicação mostra o rápido crescimento de nomes na rede Ethereum nos últimos meses, considerando que houve somente mil novos endereços em março.
De acordo com a publicação, o aumento de nomes na Ethereum coincidiu com uma queda brusca na taxa de gás da Ethereum, o que tornou o uso do blockchain mais barato.
Fomentando a transferência de fundos
Os nomes na rede Ethereum podem ser uma bênção ou uma maldição. Se o lado positivo é que uma pessoa pode ter um nome personalizado e publicamente conhecido na rede Ethereum para que seus amigos ou qualquer pessoa envie dinheiro, o lado negativo é que qualquer um pode ver o endereço e observar suas transações.
Portanto, é geralmente considerada uma boa prática limitar os fundos nos endereços, porque, na teoria, eles podem ser usados por criminosos para fazer uma lista com a ordem dos usuários da Ethereum com maior poder aquisitivo e torná-los alvos de agentes mal-intencionados.
De acordo com o Etherscan, os endereços associados com nomes já existentes na Ethereum contêm uma quantidade significativa de criptomoedas. Isso inclui 116,5 mil ethers, 6,3 wrapped ethers (WETH), 23,5 milhões da stablecoin USD Coin (USDC) e 963,5 mil uniswaps (UNI).
No total, já há cerca de US$ 227 milhões, com a cotação atual, em fundos.
Porém, os usuários da ENS terão de usar parte de seus fundos para continuarem pagando pelos nomes, especialmente pelos mais caros, que possuem menor quantidade de caracteres.