Finanças Pessoais

Serasa Score 3.0: Como a nova métrica modifica o seu perfil de crédito?

29 ago 2023, 14:36 - atualizado em 29 ago 2023, 14:36
Serasa
O score da Serasa indica para o mercado quais as probabilidades de o consumidor pagar as suas contas em dia (Imagem: Serasa Divulgação)

A Serasa lançou uma nova métrica para calcular a pontuação de crédito dos consumidores esse mês, a Score 3.0. A nova versão permite que o consumidor utilize suas informações bancárias para compor o cálculo da pontuação de crédito.

Dessa forma, informações como extrato da conta corrente, salários, outras fontes de renda, financiamentos, histórico do cartão de crédito e outros dados passam a ser vinculados na conta da Serasa e participam do cálculo da nova pontuação, segundo a nota.

É importante ressaltar que a migração ao novo modelo não é obrigatória. A não migração não altera a pontuação já exercida.

Ao realizar a migração, o sistema pode melhorar ou manter o score, tendo possibilidade também de oscilação, dependendo dos dados fornecidos pelas instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serasa Score 3.0: Quais são as instituições disponíveis?

Até o momento, as instituições parceiras para a conexão bancária são:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Santander
  • Nubank
  • Itaú
  • Sicoob

A Serasa afirmou que está “trabalhando para, em breve, oferecer novas possibilidades de conexões e garantir que todos possam incluir essas informações no cálculo do Score”.

Serasa Score 3.0: Como fazer a conexão bancária?

  1. Acesse o site (www.serasa.com.br), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as suas informações financeiras já aparecerão na tela.
  2. Escolha a opção “Conectar seus dados bancários”. Ao clicar no botão, confira as instituições disponíveis e escolha a conta desejada para realizar a conexão. (é possível conectar quantas instituições desejar dentre as opções já disponibilizadas pelo serviço).
  3. Preencha os dados da conta: insira as informações solicitadas para a conexão, preenchendo a agência, conta com dígito e a mesma senha do aplicativo do banco. Confira se os dados estão corretos e, após ler os termos de consentimento, clique as caixinhas para autorizar. Em seguida, clique em “Conectar”.
  4. Pronto! Ao final, é possível visualizar sua pontuação e as dicas para que se mantenham ou que subam.
Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
vitoria.pitanga@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.