Finanças Pessoais

Serasa: Confira a mudança na pontuação do score de crédito

17 ago 2023, 11:03 - atualizado em 17 ago 2023, 11:03
Serasa
O score da Serasa indica para o mercado quais as probabilidades de o consumidor pagar as suas contas em dia (Imagem: Serasa Divulgação)

A Serasa lançou nesta semana uma atualização no método de pontuação do score de crédito. O Score versão 3.0  permite que o consumidor utilize suas informações bancárias para compor o cálculo da pontuação de crédito.

De acordo com a empresa, a análise do perfil de cada consumidor pode ser mais precisa, gerando um resultado personalizado na pontuação do score. A Serasa aponta que informações como extrato da conta-corrente, renda, salário, histórico e limite do cartão de crédito serão considerados.

“São informações valiosas, principalmente para pessoas com pouco histórico de crédito ou financeiro, que podem contribuir de forma significativa e ser um grande alavancador no resultado da pontuação”, disse a empresa, em nota divulgada.

No entanto, a empresa ressalta que, a depender da gestão financeira do consumidor, a pontuação pode oscilar ao longo do tempo. Os consumidores já poderão autorizar a conexão bancária na versão 3.0 do Serasa Score a partir deste mês.

Até o momento, as instituições parceiras para a conexão bancária são:

  • Banco do Brasil
  • Bradesco
  • Santander
  • Nubank
  • Itaú
  • Sicoob

A empresa afirmou que está “trabalhando para, em breve, oferecer novas possibilidades de conexões e garantir que todos possam incluir essas informações no cálculo do Score”.

Em relação à segurança, a Serasa explica que os dados concedidos a partir da conexão bancária estarão protegidos pelas medidas de proteção e segurança da informação da empresa.

Além disso, acrescenta que a nova função não permite qualquer tipo de operação nas contas bancárias conectadas e que nunca solicita senhas e outras informações utilizadas para fazer transações ou movimentações financeiras. “Fique atento e desconsidere mensagens suspeitas ou solicitações de dados por terceiros, principalmente no ambiente digital”, aponta.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
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