Internacional

Sentimento econômico na Zona do Euro perde força e expectativa de inflação tem máxima recorde

30 ago 2021, 7:48 - atualizado em 30 ago 2021, 7:48
Varejo Zona do Euro
O otimismo piorou em todos os principais setores –na indústria a 13,7 de 14,5, em serviços para 16,8 de 18,9 e entre os consumidores para -5,3 de -4,4 (Imagem: REUTERS/Guglielmo Mangiapane)

A confiança econômica na zona do euro diminuiu mais do que o esperado em agosto depois de chegar a uma máxima recorde em julho, afetada pela forte queda do otimismo na França e na Holanda, enquanto as expectativas para os preços de venda saltaram.

O índice de sentimento econômico da Comissão Europeia, divulgado nesta segunda-feira, caiu a 117,5 em agosto de uma máxima recorde de 119,0 em julho.

O otimismo piorou em todos os principais setores –na indústria a 13,7 de 14,5, em serviços para 16,8 de 18,9 e entre os consumidores para -5,3 de -4,4.

Ainda assim, as expectativas de preços de venda na indústria chegou a um recorde em agosto. Entre os consumidores, as expectativas de inflação chegaram a 31,1 em agosto de 30,0 em julho, embora ainda tenham ficando bem baixo da máxima de todos os tempos de 38,7, vista em 2001.

A França registrou a queda mais forte no sentimento econômico, de 4,5 pontos, seguida pela Holanda. Itália e Espanha também mostraram perdas. O sentimento na maior economia da zona do euro, Alemanha, recuou apenas 0,3 ponto.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar