Sentimento econômico na Alemanha afunda em julho, diz instituto ZEW
O índice ZEW de expectativas para a economia alemã aprofundou em julho, ao cair a -53,8 pontos, de -28,0 em junho. A informação foi divulgada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas ZEW nesta terça-feira (12).
A piora na trajetória de queda foi impulsionada principalmente pelas preocupações ao redor do fornecimento de energia na Alemanha, o aumento de juros anunciado pelo Banco Central Europeu (BCE) e aos lockdowns relacionados ao Covid-19, na China, “que estão levando a uma deterioração significativa nas perspectivas econômicas”, informou o ZEW.
Achim Wambach, presidente do instituto, diz que a situação atual é avaliada pelos especialistas do mercado como “significativamente pior” do que foi observada no último mês.
Segundo Wambach, as expectativas que já eram desfavoráveis, agora são ainda mais, com os especialistas reduzindo a previsão do índice para os próximos seis meses.
“As expectativas para os setores econômicos intensivos em energia e orientados para a exportação, estão caindo acentuadamente, mas estima-se que o consumo privado também seja significativamente mais fraco”, pontua.
O índice de condições atuais na Alemanha também se deteriorou e está atualmente, em -45,8 pontos, 18,2 pontos abaixo do valor do mês anterior, quando estava em -27,6.
Segundo o instituto, ambas as avaliações ficaram abaixo dos valores que registrados em março de 2020, no início da pandemia.
Money Times é Top 10 em Investimentos!
É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!