Sentimento do consumidor alemão piora para janeiro, aponta instituto GfK
O humor entre os consumidores alemães deteriorou-se inesperadamente para janeiro, mostrou uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, sugerindo que os gastos das famílias na maior economia da Europa podem enfraquecer no início do próximo ano.
O indicador de sentimento do consumidor, publicado pelo instituto GfK e com base em uma pesquisa com cerca de 2 mil alemães, caiu para 9,6, ante 9,7 em dezembro. Uma pesquisa da Reuters com analistas previa um aumento para 9,8.
Os gastos das famílias se transformaram em um impulsionador constante e confiável do crescimento na Alemanha, ajudados por empregos recordes, altos aumentos de salários e custos de empréstimos historicamente baixos, oferecendo uma proteção contra problemas relacionados ao comércio.
O pesquisador do GfK Rolf Buerkl disse que os consumidores estão mais pessimistas quanto às perspectivas gerais de crescimento econômico. Eles também reduziram suas expectativas de renda pessoal, com o subindicador do GfK caindo para o nível mais baixo em mais de seis anos.
“As notícias sobre cortes de empregos em alguns setores industriais, como a indústria automobilística e os fornecedores, estão levando a expectativas de renda menos otimistas”, disse Buerkl.
O instituto Ifo espera que a economia alemã ganhe força no quarto trimestre, prevendo uma taxa de crescimento trimestral de 0,2% após expansão de 0,1% no terceiro trimestre.
Para 2019 como um todo, o governo previu um crescimento de 0,5%, o que seria o desempenho mais fraco desde 2013. A Alemanha espera uma recuperação modesta, com crescimento de 1,0% no próximo ano.