Internacional

Sentimento do consumidor alemão mantém a trajetória de alta, diz GfK

21 dez 2022, 8:47 - atualizado em 21 dez 2022, 8:48
Alemanha
O instituto disse que seu índice de sentimento do consumidor subiu a -37,8 para janeiro, de -40,1 em dezembro (Imagem: REUTERS/Thilo Schmuelgen)

O sentimento do consumidor alemão deve ampliar sua recuperação no início do ano, mostrou pesquisa do instituto GfK nesta quarta-feira, uma vez que as medidas do governo para aliviar o aumento dos preços da energia parecem estar tendo efeito.

O instituto disse que seu índice de sentimento do consumidor subiu a -37,8 para janeiro, de -40,1 em dezembro e acima da expectativa de analistas em pesquisa da Reuters de -38,0

“Com o terceiro aumento consecutivo, o sentimento do consumidor está lentamente saindo das mínimas. A luz ao final do túnel está ficando um pouco mais brilhante”, disse o especialista em consumo do GfK Rolf Buerkl.

Entretanto, apesar da leve melhora, a confiança do consumidor ainda está em um ponto baixo. Outubro registrou a leitura mais baixa em mais de uma década, de -42,8

Uma leitura negativa sugere queda no consumo privado em uma base anual.

Buerkl disse que a recuperação ainda está instável e pode ser abalada, por exemplo, por um salto significativo nos preços da energia caso a situação geopolítica se deteriorar.

“A luz no final do túnel se tornaria mais escura novamente com muita rapidez, ou até mesmo se apagaria completamente”, disse ele.