Internacional

Sentimento do consumidor alemão mantém a trajetória de alta, diz GfK

21 dez 2022, 8:47 - atualizado em 21 dez 2022, 8:48
Alemanha
O instituto disse que seu índice de sentimento do consumidor subiu a -37,8 para janeiro, de -40,1 em dezembro (Imagem: REUTERS/Thilo Schmuelgen)

O sentimento do consumidor alemão deve ampliar sua recuperação no início do ano, mostrou pesquisa do instituto GfK nesta quarta-feira, uma vez que as medidas do governo para aliviar o aumento dos preços da energia parecem estar tendo efeito.

O instituto disse que seu índice de sentimento do consumidor subiu a -37,8 para janeiro, de -40,1 em dezembro e acima da expectativa de analistas em pesquisa da Reuters de -38,0

“Com o terceiro aumento consecutivo, o sentimento do consumidor está lentamente saindo das mínimas. A luz ao final do túnel está ficando um pouco mais brilhante”, disse o especialista em consumo do GfK Rolf Buerkl.

Entretanto, apesar da leve melhora, a confiança do consumidor ainda está em um ponto baixo. Outubro registrou a leitura mais baixa em mais de uma década, de -42,8

Uma leitura negativa sugere queda no consumo privado em uma base anual.

Buerkl disse que a recuperação ainda está instável e pode ser abalada, por exemplo, por um salto significativo nos preços da energia caso a situação geopolítica se deteriorar.

“A luz no final do túnel se tornaria mais escura novamente com muita rapidez, ou até mesmo se apagaria completamente”, disse ele.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar