Política

Senadores colhem assinatura para manifesto em defesa do isolamento horizontal

30 mar 2020, 15:46 - atualizado em 30 mar 2020, 15:46
Senado
De iniciativa dos líderes, o documento está na fase final de coleta de assinaturas e pode ser divulgado ainda nesta segunda-feira (Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Líderes de bancada do Senado preparam um manifesto em apoio ao isolamento horizontal por conta da pandemia do coronavírus, nos moldes das medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a despeito intenção do presidente Jair Bolsonaro de flexibilizar as restrições à circulação de pessoas.

De iniciativa dos líderes, o documento está na fase final de coleta de assinaturas e pode ser divulgado ainda nesta segunda-feira.

Após pronunciamento em rede nacional de rádio e tv, na última semana, e de transitar pelas ruas de cidades do Distrito Federal e interagir com pessoas, no fim de semana, Bolsonaro reafirmou nesta segunda-feira sua intenção de aliviar o isolamento social no país.

Ele disse que o atual cenário está destruindo empregos e pode levar ao caos social que permitirá a “aproveitadores chegarem ao poder e não mais sair”.

Mais cedo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli defendeu a necessidade de isolamento para evitar uma curva acentuada de novas contaminações, em debate ao vivo com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

A oposição também se movimentou nesta segunda-feira e divulgou manifesto em que pede a renúncia do presidente da República, para evitar o agravamento da crise do coronavírus.