Senadora nomeada ao comitê bancário dos EUA deseja promover educação sobre cripto
O Senado Americano nomeou a senadora pró-bitcoin Cynthia Lummis ao Comitê de Assuntos Bancários, de Habitação e Urbanos e ela já está planejando formas de educar seus colegas sobre criptoativos.
“Por meio da minha atuação no Comitê Bancário, espero chamar a atenção para essas iniciativas pioneiras e trabalhar com reguladores federais para garantir que a regulamentação dos criptoativos seja estruturada para encorajar a inovação em vez de impedi-la”, afirmou ela sobre sua nomeação.
“Também pretendo fornecer auxílio regulatório a bancos e assegurar que tenhamos mercados financeiros dinâmicos e seguros.”
Lummis expressou sua intenção de educar seus colegas senadores.
Esta semana, em participação ao podcast de Anthony Pompliano, Lummis anunciou que ela está formando um grupo de inovação financeira no senado americano para promover “uma compreensão adequada e uma regulamentação responsável sobre questões como criptoativos e tecnologias financeiras”.
Senadora Cynthia Lummis quer
dar mais visibilidade ao bitcoin nos EUA
Ela também considerou o bitcoin como uma reserva melhor de valor para consumidores, principalmente como uma proteção contra o dólar. Lummis é a primeira e única senadora americana a anunciar publicamente que investe no ativo.
O grupo proposto visa contra-argumentar que criptomoedas são uma ferramenta de lavagem de dinheiro para criar mais espaço para a inovação nos EUA, segundo Lummis.
Ela especificamente mencionou stablecoins como uma área de inovação, referindo-se tanto ao projeto Diem, apoiado pelo Facebook, como ao interesse do Federal Reserve em apresentar uma moeda digital emitida por banco central (CBDC). Para tal fim, o grupo planeja se encontrar com o Fed.
Lummis já começou a debater com reguladores em nome da inovação dos criptoativos.
No podcast de Pompliano, ela disse que já havia conversado pelo telefone com Janet Yellen, a nova secretária do Tesouro Americano, afirmando ter sentido que Yellen possui uma mente aberta com um ceticismo equilibrado quando o assunto são criptoativos.
Yellen havia feito comentários parecidos em seu testemunho por escrito sobre sua confirmação ao senado.