Política

Senador Randolfe Rodrigues apresenta requerimento para convocar Bolsonaro

26 maio 2021, 11:53 - atualizado em 26 maio 2021, 11:53
Randolfe Rodrigues
No pedido, o senador argumenta que “a cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI” (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O vice-Presidente da CPI da Covid no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), apresentou requerimento nesta quarta-feira para convocar o presidente Jair Bolsonaro a prestar depoimento à comissão.

No pedido, o senador argumenta que “a cada depoimento e a cada documento recebido, torna-se mais cristalino que o presidente da República teve participação direta ou indireta nos graves fatos questionados por esta CPI”.

Para ter efeito, o requerimento precisa ser votado e aprovado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e pairam dúvidas sobre a possibilidade jurídica de uma CPI convocar um presidente da República.

A comissão tinha reunião marcada para a manhã desta quarta-feira para a votação de uma série de requerimentos. Há pedidos de convocações de governadores, secretários do Ministério da Saúde, do ex-assessor da Presidência Arthur Weintraub e também da médica Luana Araújo, que deixou Secretaria da Saúde após uma semana no cargo, entre outros.

Senadores estão reunidos na tentativa de se chegar ao menos a um acordo de procedimentos para definir que requerimentos irão a voto.