Política

Senador do PT avalia positivamente relatório da reforma da Previdência

14 jun 2019, 12:15 - atualizado em 14 jun 2019, 12:15
“Claro que gostaria que tivéssemos avançado mais em uma série de outros artigos, mas não tem como eu não vir aqui e não dizer que, até o momento, avançou”, disse Paim (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

O senador Paulo Paim (PT-RS) avaliou positivamente nesta sexta-feira (14), em Plenário, o relatório da reforma da Previdência (PEC 6/2019) apresentado na última quinta-feira (13) na comissão especial da Câmara dos Deputados.

Relator da reforma prevê economia de R$ 1,13 trilhão, em 10 anos

O documento foi elaborado pelo deputado federal Samuel Moreira (PSDB-SP) e não prevê, como queria o governo, o sistema de capitalização, em que o trabalhador faz uma poupança por conta própria para garantir seus benefícios previdenciários futuros.

“Claro que gostaria que tivéssemos avançado mais em uma série de outros artigos, mas não tem como eu não vir aqui e não dizer que, até o momento, avançou. Vai ainda haver debate na comissão, vai para o Plenário da Câmara. Acho que dá para melhorar muito a proposta, ainda. E depois vem para o Senado. E como eu digo sempre, o Senado não é uma Casa carimbadora”, disse.

A proposta original do governo sofreu outras alterações, segundo o senador. Uma delas aumenta de 15% para 20% a contribuição social sobre o lucro líquido de bancos e instituições financeiras. A outra mantém as regras atuais para o pagamento do benefício de prestação continuada.

agencia.senado@moneytimes.com.br