Combustíveis

Senado pretende votar duas PECs e um projeto para conter alta de combustíveis

07 jun 2022, 16:46 - atualizado em 07 jun 2022, 16:46
Combustiveis
A votação, prevê Bezerra, que também deve relatar uma das PECs, é que essas matérias possam ter suas votações iniciadas na segunda-feira (Imagem: Reuters/Sergio Moraes)

Em esforço para combater a alta dos preços de serviços e produtos considerados essenciais, o Senado deve votar, na próxima segunda-feira, duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) e um projeto que tratam de tributos incidentes principalmente sobre os combustíveis e o gás natural, informou o relator dessa última matéria, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

De acordo com o senador, o parecer do projeto sob sua responsabilidade, que limita a alíquota de ICMS a aproximadamente 17% sobre gás, combustíveis, energia, comunicações e transporte coletivo ao incluí-los no rol de setores essenciais, será apresentado na quarta-feira e lido na quinta-feira em plenário.

No mesmo dia, também devem ser lidas as duas PECs  uma prevendo compensação a entes federativos que toparem zerar suas alíquotas sobre GLP e diesel e outra visando a competitividade de biocombustíveis como o etanol.

A votação, prevê Bezerra, que também deve relatar uma das PECs, é que essas matérias possam ter suas votações iniciadas na segunda-feira, desde que haja acordo.

Bezerra afirmou ainda que pode manter no projeto um gatilho de compensação a Estados pela redução das alíquotas de ICMS a 17%, mas adiantou que a questão da “essencialidade” dos setores já está dada e será mantida.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar