Política

Senado deve votar auxílio a Estados e municípios no sábado

27 abr 2020, 20:38 - atualizado em 27 abr 2020, 20:38
Congresso
Um dos principais pontos de negociação trata, segundo Alcolumbre, da exigência de contrapartida dos entes, que poderia passar pela proibição de reajuste dos servidores públicos (Imagem: Flickr/Agência Senado/Pedro França)

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou nesta segunda-feira que a Casa deve votar no próximo sábado projeto de auxílio a Estados e municípios por conta da crise do coronavírus.

Alcolumbre, que é relator da proposta, pretende apresentar uma minuta do projeto na quinta-feira, para que senadores possam analisar o texto e sugerir eventuais mudanças.

O presidente da Casa disse ter a intenção de construir um texto de consenso com deputados e também com o governo. Mais cedo, ele se reuniu com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e deve ainda discutir o tema com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O projeto em questão esteve no centro de disputa de versões entre Maia e Guedes. Enquanto o presidente da Câmara defende que a União compense a perda de arrecadação de ICMS e ISS de Estados e municípios por seis meses, o ministro, que encara a proposta de Maia uma bomba fiscal, defende a transferência direta de 40 bilhões de reais para uma janela de três meses.

Um dos principais pontos de negociação trata, segundo Alcolumbre, da exigência de contrapartida dos entes, que poderia passar pela proibição de reajuste dos servidores públicos. Guedes defendeu nesta manhã que isso ocorra por um período de um ano e meio.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar