Semana de IPCA e payroll começa sem mercado americano: Veja o que vai movimentar a sua segunda-feira
Hoje, os mercados vão seguir sem a referência de Wall Street. As bolsas americanas estão fechadas por causa do feriado de Independência e só reabrem amanhã. Enquanto isso, os investidores se preparam para uma semana cheia de dados importantes e desdobramentos da PEC e ICMS.
Confira outros destaques desta segunda-feira (04):
Economia
Na agenda econômica, hoje só tinha marcado o Índice de Preços ao Consumidor da Fipe, que mede a inflação na cidade de São Paulo. Em junho, a inflação registrou alta de 0,28%.
Mas o indicador mais esperado sai só na sexta-feira (8): o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho ainda não deve sentir o alívio das reduções do ICMS. Vale lembrar que a prévia do mês acelerou para 0,69%.
Política
Brasília está agitada com a PEC dos benefícios, aprovada no Senado na semana passada. A proposta, que eleva e cria benefícios sociais em pleno ano eleitoral, deve ser analisada pela Câmara ainda essa semana. O relator será o deputado Danilo Forte (União Brasil-CE).
Ontem, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, publicou em seu Twitter que o Estado vai cumprir a lei que limita ICMS sobre combustíveis. “As equipes da Secretaria da Fazenda e da Procuradoria-Geral do Estado estão trabalhando para finalizar o instrumento legal que oficializará as alterações, na segunda-feira.”
Internacional
Agenda esvaziada, mas com todas as atenções voltadas para quarta e sexta-feira, quando serão divulgados respectivamente a ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) e o payroll – o relatório de emprego dos Estados Unidos. Os indicadores devem dar mais pistas sobre as próximas decisões monetárias do Federal Reserve.
Na China, o governo tenta controlar um novo surto de Covid em cidades do leste do país, representando uma nova ameaça à recuperação econômica da região e para o mercado de commodities.
Durante o final de semana, teve dança das cadeiras na Argentina. Martín Guzmán, ministro da Economia, renunciou ao cargo depois de meses de desgaste devido à crise do governo de Alberto Fernández – a inflação no país bateu os 60% no mês passado. Quem assume é Silvina Batakis.
Siga o Money Times no Linkedin!
Fique bem informado, poste e interaja com o Money times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!