Agenda do Dia

Semana começa agitada com relatório Focus semanal; confira a agenda desta segunda (24)

24 jun 2024, 6:30 - atualizado em 24 jun 2024, 8:14
relatório focus agenda do dia segunda 24
Além da divulgação do Relatório Focus, a agenda política apresenta reunião entre Bernard Appy e Fernando Haddad (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

Para esta segunda-feira (24), o destaque fica com a divulgação do Relatório Focus semanal.

A agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não apresenta compromissos públicos. Ontem, Lula viajou a São Paulo, encontrando-se com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o filósofo e linguista Noam Chomsky.

Enquanto isso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões com Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, e com Rogério Ceron, secretário especial do Tesouro Nacional.

Quem também tem compromissos no começo desta semana é Gabriel Galípolo, diretor de política monetária, que terá uma reunião com Alexandre Gonçalves Amorim, Diretor-Presidente do Serviço de Processamento de Dados (SERPRO). O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, tem em sua agenda apenas a previsão de despachos internos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia

Na semana passada, os economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram suas expectativas para a inflação e para os juros brasileiros. A expectativa para o primeiro dado, medido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), havia passado de 3,90% para 3,96%.

Para hoje, resta saber se a opinião dos economistas mudou com o tom mais cauteloso adotado pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que optou pela manutenção na taxa de juros, a 10,50%.

A decisão havia sido criticada pelo presidente Lula, em entrevista à Rádio Verdinha, em Fortaleza, que afirmou que o Banco Central escolheu investir no mercado financeiro e nos especuladores.

Amanhã, o Copom continuará no radar dos investidores, que aguardarão pela ata da reunião que definiu de maneira unânime que os cortes seriam interrompidos.

No cenário internacional, o destaque fica para a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) da Argentina. Segundo o Investing.com, a expectativa é de que o dado continue mostrando um cenário pessimista para o país, passando de queda de 1,4% para uma redução de 1,5%.

Confira a agenda econômica desta segunda-feira (24)

Horário País Indicador
05h00 Alemanha Índice Ifo de Clima de Negócios (Junho)
07h00 Alemanha Relatório do Banco Central da Alemanha (Mensal)
07h00 Zona do Euro Encontro do Eurogrupo
08h00 Brasil Sondagem do Consumidor (Junho)
08h25 Brasil Relatório Focus (Semanal)
08h30 Brasil Estatísticas do Setor Externo (Maio)
16h00 Argentina PIB da Argentina (Anual)
17h00 Argentina Balanço Orçamentário (Maio)
21h30 Zona do Euro Encontro do Eurogrupo
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.